O sistema de freio, composto por diversas peças, entre elas, discos, pastilhas, cilindro mestre, servo freio, sapata, tambor, cilindro traseiro e fluido. É fundamental que todas essas peças estejam em boas condições para garantir a segurança no trânsito. Um dos procedimentos essenciais que deve ser realizado na hora da manutenção para manter o bom funcionamento do sistema de frenagem é a sangria. “Para assegurar a eficiência da frenagem, é primordial fazer a sangria, para retirar as bolhas de ar que, eventualmente, possam estar acumuladas no sistema hidráulico, processo necessário sempre que ocorrer a troca do fluido de freio, reparo de vazamentos ou quando se percebe uma diminuição no desempenho do freio, como pedal esponjoso ou perda de pressão”, afirma Leandro Leite, coordenador da Assistência Técnica Fremax.
Há algumas formas de fazer a sangria no sistema de freio. No método tradicional, uma pessoa pisa no pedal e outra abre e fecha o sangrador. Já por pressão, é instalado um equipamento no reservatório do cilindro mestre que pressuriza toda a coluna de líquido. Em seguida, basta abrir os sangradores até observar que não há bolhas de ar.
Por depressão, é instalada uma espécie de bomba de vácuo no sangrador para gerar sucção na coluna de líquido, removendo as bolhas de ar. Nos veículos com ABS, pode ser necessário usar scanner para retirar o ar das eletroválvulas.