fbpx
Novidades

Foton tem novo diretor para coordenar expansão de sua rede de concessionárias no Brasil

Foton tem novo diretor para coordenar expansão de sua rede de concessionárias no Brasil
Foton tem novo diretor para coordenar expansão de sua rede de concessionárias no Brasil

A Foton, uma das maiores fabricantes de veículos comerciais do mundo, está engajada em aumentar em 100% seu número de concessionárias no Brasil até o final deste ano.

A montadora fechou 2024 com 40 revendas no País e sua meta é finalizar este ano com pelo menos 80 concessionárias em todas as regiões do território nacional.

Para comandar essa nova fase de expansão da rede, a Foton tem um novo Diretor Nacional de Vendas e Pós-Vendas: Mauricio Santana, que vem de uma sólida carreira na indústria automotiva.

Com passagens por cargos de liderança em empresas como Ford Motor Company e Osten Group BYD, Santana possui ampla experiência nas áreas de Vendas, Pós-Vendas, Produto, Marketing, Pricing, Customer Service (CS), Customer Experience (CX), Supply Chain, Expansão Comercial e Novos Negócios.

“A Foton está presente em mais de 130 países e, hoje, tem o Brasil como um de seus mercados prioritários”, diz Santana. “Estamos trazendo para o País os veículos mais avançados e tecnológicos. Uma das minhas principais responsabilidades é assegurar que a marca continue a oferecer serviços de excelência em vendas e pós-vendas para os nossos clientes. Contamos com o apoio de concessionárias estrategicamente posicionadas, com infraestrutura completa e equipes altamente capacitadas”.

A Foton comercializa atualmente no Brasil o caminhão semileve Aumark 315 (que pode ser conduzido por pessoas com carteira de habilitação categoria B), os caminhões leves Aumark S 715 e S 916, o médio S 1217 e o semileve 100% elétrico iBlue. Neste primeiro semestre de 2025, a empresa lançará no País a picape Tunland e o caminhão semipesado Auman 17T.

De acordo com Santana, “são veículos que oferecem robustez, eficiência, baixo custo de manutenção e alta tecnologia, com itens como sistema de detecção de ponto cego e monitoramento de fadiga, sinal sonoro de marcha à ré e sistema de monitoramento da pressão dos pneus”.

Além disso, os veículos da Foton trazem componentes de marcas que possuem a total confiança dos transportadores brasileiros, como motor Cummins e transmissão ZF.

“Esse compromisso com qualidade e inovação tem nos levado a um crescimento impressionante no Brasil”, avalia Santana. “De 2023 para 2024, fomos a marca de caminhões que mais cresceu em termos percentuais no mercado brasileiro, mais do que dobrando nosso volume de emplacamentos. Com a expansão da nossa rede de concessionárias e novos produtos, iremos consolidar e certamente acelerar essa evolução em 2025”.

Foco em pós-vendas

Para garantir um abastecimento eficiente e constante de suas concessionárias, a Foton possui um centro de distribuição na cidade de Itajaí, Santa Catarina, de onde partem as peças de reposição para as revendas da marca. O centro de distribuição tem mais de sete mil itens disponíveis para o mercado de reposição.

A empresa também investe continuamente na qualificação das equipes das concessionárias.

Em 2024, por exemplo, a Foton fechou parceria com o SENAI para aprimorar o conhecimento técnico das equipes de oficina das suas revendas, para que elas ofereçam diagnósticos cada vez mais rápidos e intervenções mais eficazes nos veículos.

Utilizando a infraestrutura de alta qualidade do SENAI Ipiranga, em São Paulo (SP), bem como o conhecimento de seu corpo docente, a empresa conseguiu replicar e transferir a expertise dos profissionais do departamento técnico da matriz chinesa, garantindo assim os elevados padrões de excelência nos serviços de pós-vendas da montadora.

“Em 2025, continuaremos investindo na evolução da infraestrutura e dos serviços da nossa rede de concessionárias. Temos muitos planos para o Brasil, inclusive com muitas novidades que serão apresentadas em breve”, finaliza Santana.

Leave a Response

sete − 6 =