fbpx
Dicas de Manutenção

Fatores que podem ocasionar ruído no freio traseiro

O sistema de freio, composto por diversos componentes, entre eles, discos, tambor, pastilhas, está relacionado com a segurança dos ocupantes do veículo. Por isso, é um conjunto de peças que merece atenção dos motoristas e reparadores e, portanto, a qualquer indício de comprometimento do sistema deve ser avaliado. Entre as queixas comuns de motoristas está o ruído no freio traseiro. A Fremax, empresa especializada na fabricação de discos de freios, alerta para alguns fatores que podem provocar ruídos no freio traseiro – deformidade ou sujeira.

Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax, o contato entre as lonas e o tambor deve ser perfeito. “A superfície não pode ter deformidades e suas dimensões devem estar dentro das especificações, assim a frenagem será eficiente, sem a presença de ruídos”, comenta. A recomendação é fazer a medida no tambor e, caso não necessite a substituição do componente, dedicar-se com excelência na limpeza, e não se esquecer de verificar no catálogo Fremax a aplicação de cada peça.

As peças que compõem o sistema de freio a tambor são duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e alavanca de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, todos estes componentes precisam estar funcionando bem para garantir a eficiência de todo o sistema.

 

Sobre a Fremax – Há mais de três décadas, a Fremax, uma marca Frasle Mobility em componentes para sistemas de freio. Desenvolve produtos com padrão de qualidade e excelência que garantem alto desempenho e segurança. A empresa vem construindo uma história de sucesso no Brasil e no exterior, com forte presença em mais de 70 países, como México, Colômbia, Argentina e Estados Unidos. Comprometida com o meio ambiente, possui certificação 14001, atende montadoras e mercado de reposição com portfólio de discos e tambores de freios para veículos de passeio, utilitários e comerciais de pequeno porte.

Fornecedora oficial em discos de freios para Porsche GT3 Cup Brasil desde 2007 e para a categoria Mercedes AMG Cup Brasil desde 2010, onde a performance e eficiência dos produtos são levadas a máximas condições extremas nas pistas.

Leave a Response

2 × três =