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Dicas de Manutenção

Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor

Etapas do serviço e cuidados na instalação do amortecedor
Equalização do amortecedor e ferramentas adequadas são alguns dos cuidados necessários

O amortecedor, um dos principais itens do sistema de suspensão, é responsável por amenizar os impactos sofridos pelo veículo em vias irregulares, essencial para ajudar a manter a estabilidade e dirigibilidade. Por isso, deve estar em boas condições para garantir a segurança dos ocupantes do automóvel. Para auxiliar reparadores na hora da manutenção, a Nakata apresenta algumas dicas de instalação do amortecedor.

Inicialmente, segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica da Nakata, é preciso escorvar ou equalizar os amortecedores. Com a peça na vertical, basta descer a haste até o final e subir por cinco vezes ou até observar que não há vazios no deslocamento da haste. “Para checar se o ar foi removido, basta observar se a haste fica firme desde o início até o final do processo de descida.  Caso não esteja firme, será necessário repetir o movimento até sentir que o ar foi eliminado. Após equalizar o amortecedor, ele não deve mais ficar na horizontal senão o procedimento de equalização deverá ser realizado novamente”, comenta. No certificado de garantia que acompanha a peça há instruções detalhadas desse procedimento.

Antes de apresentar o passo a passo da instalação, Leite alerta para o uso de ferramentas adequadas ao efetuar o aperto da porca superior do amortecedor. Existe no mercado um kit de ferramentas que cobre grande parte das peças existentes no mercado e são indicadas para segurar a haste no momento do torque final. Não se deve utilizar alicate pois ele provoca ranhuras na haste, podendo ocasionar rompimento do selo de vedação e vazamento do óleo.

Primeiramente, é feita a instalação do calço mola, se houver, depois batente, coifa, mola, prato e coxim.

Na suspensão Macpherson, o amortecedor é preso em cima, depois embaixo, ou seja, a instalação é feita primeiro a parte superior e depois a inferior, lembrando que, em alguns modelos de veículo, o coxim tem posição de montagem.

Em seguida, basta verificar com cuidado o aperto das peças, lembrando que o aperto final deve ser realizado com o veículo apoiado no solo.

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