Dicas de Manutenção

Especialista da Ferodo reforça boas práticas de manutenção para garantir eficiência dos freios

Especialista da Ferodo reforça boas práticas de manutenção para garantir eficiência dos freios
Sistema depende do funcionamento de diferentes componentes para oferecer segurança nas frenagen

O sistema de freios depende do funcionamento correto de diversos componentes para manter sua eficiência. Quando um deles apresenta falhas, todo o conjunto fica comprometido, elevando o risco de acidentes. Entre esses itens estão as pastilhas de freio que, em conjunto com outras peças, assegura uma parada precisa e segura do veículo. Checagens periódicas e regulares ajudam a identificar o desgaste prematuro do dispositivo e evitar o surgimento de ruídos e a ocorrência de falhas críticas. Juliano Caretta, supervisor de atendimento ao cliente da DRiV, líder global em reposição automotiva e detentora da marca Ferodo, referência em pastilhas de freio, explica esses e outros pontos a serem considerados durante a manutenção e o reparo dos sistemas de frenagem.

“Os freios não podem ser negligenciados. A cada revisão preventiva é essencial checar todos os componentes do conjunto e não apenas as pastilhas”, destaca Juliano Caretta. “Utilizar peças de qualidade e seguir os procedimentos corretos de manutenção é a garantia de segurança e tranquilidade ao dirigir.”

A revisão adequada envolve uma série de verificações que garantem a eficiência da frenagem e a durabilidade dos componentes. De acordo com Caretta, “uma revisão completa deve incluir inspeção de mangueiras e tubos de freio, análise do cilindro-mestre, checagem de pinças e cilindros de roda, medição de discos e tambores, além da troca do fluido quando necessário. Também é importante ajustar o freio de estacionamento e corrigir eventuais falhas no sistema ABS”.

 

Pedal “borrachudo” é sinal de alerta

 

Entre os sintomas que indicam problemas no sistema de freio, um dos mais comuns é o pedal “borrachudo” ou baixo. O defeito pode estar associado à presença de ar nas linhas, desgaste do cilindro-mestre, pinças com vazamento, tubulações corroídas, cilindros de roda comprometidos ou até falhas no módulo hidráulico do ABS. Nesses casos, a recomendação é realizar a sangria do sistema e substituir o fluido de freio, que perde eficiência com o tempo, devido à absorção de umidade. O uso de fluido novo preserva os demais componentes e evita falhas graves na frenagem.

Lubrificação correta das pastilhas

 

Outro ponto essencial é a aplicação de graxa especial nos pinos guias das pinças, juntamente com as buchas e cavaletes. “A lubrificação adequada reduz ruídos, evita travamentos e garante o retorno livre das pastilhas após a frenagem”, comenta Caretta. É fundamental utilizar somente graxa específica para freios. Produtos inadequados podem danificar coifas, contaminar discos e comprometer o desempenho do sistema, alerta o especialista.

Atenção às pinças de freio

 

As pinças são responsáveis por pressionar a pastilha de freio contra o disco, gerando o atrito necessário para parar o veículo. Quando apresentam falhas, como desgaste irregular, perda de eficiência, ruídos, corrosão ou travamento, devem ser substituídas. Ignorar esses sinais pode resultar em freios presos, redução da potência de frenagem e desgaste prematuro dos demais componentes.

Freio não é detalhe, é vida.

 

O sistema de frenagem é uma cadeia de diferentes dispositivos que trabalham em conjunto para garantir segurança. Mas é a pastilha que transforma força em controle. Se ela falha, todo o sistema falha. Por isso, manter sua manutenção preventiva, assim como das demais peças do conjunto pode fazer a diferença em situações extremas, como ressalta o executivo da DRiV: “Quando o assunto é freio, não existe espaço para improviso. Manter o sistema de frenagem em dia não é custo, é investimento naquilo que mais importa: nossa segurança e daqueles que viajam conosco”.

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