
Em um estande de 130 m2 (D108), a empresa RIO – Riosulense participa de mais uma Automec. Prestes a completar 80 anos no mercado, a empresa está entre as maiores fabricantes latino-americanas de componentes para motores de veículos leves, utilitários, caminhões, máquinas agrícolas, motocicletas, além de produtos voltados para o transporte ferroviário.
O sucesso da empresa é resultado do constante investimento no parque fabril, localizado na cidade de Rio do Sul (SC), com 30.000 m2 construídos e área total disponível de 1.000.000 m2. Durante o ano de 2025, a empresa destinará 50% do lucro de 2024 para a aquisição de máquinas, equipamentos de alta tecnologia para fundição e usinagem. “A RIO tem expertise em fundição de ligas especiais de ferro e aço e usinagem de alta precisão, e se destaca pela tecnologia e desenvolvimento de projetos de alta complexidade”, afirma Ornélio Kleber, CEO da RIO.
A empresa investe também em processos e sistemas de gerenciamento para ampliar a área de logística. “A consolidação da estratégia de crescimento e a expansão nos diversos mercados nos quais a empresa atua são resultado de investimentos realizados nos últimos anos e visam a aumentar a capacidade produtiva total. A nossa projeção de crescimento é de mais de 2 dígitos esse ano”, completa Kleber.
A empresa tem investido, ainda, no fortalecimento de iniciativas ESG já em andamento, tanto em questões ambientais, sociais e de governança.
Atualmente, a RIO exporta para mais de 25 países, em todos os continentes. “Temos grande potencial para exportação, estamos fortalecendo as parcerias, aumentando as vendas nas Américas, Europa, Ásia e Emirados e entrando em novos países como a Austrália”, conclui o CEO.
Na Automec, lançamentos recentes serão destaque no estande da empresa: balancins para linha pesada e eixos de comando com parafuso – ambos fabricados conforme o projeto original das montadoras. Eles se somam ao portfólio da empresa que já reúne 5 mil part numbers, em 21 famílias de produtos.