fbpx
Autopeças

Dia do Transporte Escolar 17/07 – Importância da manutenção preventiva dos freios de vans que prestam serviço para o transporte de estudantes

Verificação de desgaste de pastilhas e discos, ou lonas e tambores, assim como o nível e estado do fluido de freio e vazamentos no sistema hidráulico como cilindros e tubulações são alguns a serem observados na revisão do veículo
Verificação de desgaste de pastilhas e discos, ou lonas e tambores, assim como o nível e estado do fluido de freio e vazamentos no sistema hidráulico como cilindros e tubulações são alguns a serem observados na revisão do veículo

Serviço essencial em todo o Brasil, o transporte escolar viabiliza o acesso à escola a milhões de estudantes e os veículos que fazem esse transporte precisam estar em boas condições de uso. No Dia do Transporte Escolar, em 17 de julho, a Fras-le, líder mundial em materiais de fricção, destaca dicas de manutenção preventiva para garantir a segurança e o bem-estar dos passageiros.

Segundo Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fras-le, as inspeções regulares em componentes vitais como freios, suspensão, direção, fluidos, filtros, e iluminação são fundamentais para segurança, estabilidade e controle do veículo em todas as condições de viagem.

Itens de freio que devem ser checados 

Um dos principais pontos de atenção nos veículos de transporte deve ser o sistema de freios, pois envolve segurança e é extremamente exigido na operação de transporte escolar com as paradas para embarque e desembarque. “Neste sistema, os principais pontos de atenção são desgaste de pastilhas e discos, ou lonas e tambores, assim como o nível e estado do fluido de freio. Vazamentos no sistema hidráulico como cilindros e tubulações também devem ser observados e corrigidos, se necessário”, afirma.

 

Sinais que indicam desgaste

O motorista deve ficar atento aos sinais de problema como ruídos de atrito, veículo puxando ao acionar os freios, pedal ou nível do fluido baixo, além das luzes de advertência como ABS, controle de tração e estabilidade e a própria luz de freio. “Outro ponto de atenção é com o freio de estacionamento, que deve manter o veículo totalmente imobilizado durante seu acionamento. A qualquer sinal de problema, o motorista deve buscar auxílio do mecânico de confiança”, completa.

 

Documentação em dia

Vale lembrar também que cumprir rigorosamente as normas e regulamentos locais é essencial. O motorista deve se certificar de que sua van esteja devidamente licenciada, segurada e em conformidade com todas as exigências legais para o transporte escolar.

 

Vantagens das revisões periódicas

Ao adotar práticas de manutenção preventiva e cuidados com seu veículo, você cuida de sua ferramenta de trabalho, evita paradas não programadas e custos relacionados, e garante viagens mais seguras e confortáveis para passageiros e condutor.

 

Leave a Response

4 × 5 =