fbpx
Dicas de Manutenção

Confira as dicas da KS no momento da montagem de motor de moto

Confira as dicas da KS no momento da montagem de motor de moto
Eliminar todo tipo de impureza que possa haver no motor e limpar o filtro rotativo, peneira e toda a transmissão e a embreagem são procedimentos necessários.

A Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall, que comercializa a marca Kolbenschmidt (KS) no mercado de reposição, destaca alguns cuidados no momento da montagem de um motor de motocicleta.

Para fazer a substituição do kit motor da motocicleta, que compreende pistão, pino e travas, camisa e jogo de anéis, o profissional que está efetuando o serviço precisa ter especial atenção com a limpeza dos componentes que atuam em conjunto com o kit.

A Motorservice lembra que o óleo lubrificante do motor é o mesmo usado na transmissão, portanto, a recomendação é eliminar todo tipo de impureza que possa haver no motor. Há a necessidade de limpar o filtro rotativo, peneira e toda a transmissão e a embreagem, pois senão o óleo novo que será colocado, após a troca do kit, limpará todos esses componentes, danificando o kit recém-instalado.

Outro ponto que merece atenção é sobre o óleo utilizado que deve ser o indicado pela montadora e nunca trocar o óleo sintético ou semissintético pelo mineral.

Passo a passo da instalação – Os anéis, na embalagem plástica, já estão na ordem que devem ser instalados. Monte, inicialmente, o anel da terceira canaleta do pistão, sempre se atentando à posição da mola e lâminas. Não esquecendo que a primeira lâmina deve ter sempre a posição 180º da segunda e a mola 90 º das duas, ou seja, a abertura da mola em direção do pino, uma lâmina para a direção da saia e a outra lâmina para o outro lado. Em seguida, o segundo anel é montado, com o alicate de anéis para abrir e passar no topo do pistão, e, assim, chegar à posição da segunda canaleta. Para instalar na primeira canaleta, basta novamente abrir com o alicate e alcançar a primeira canaleta. A Motorservice enfatiza que cada anel deve ser montado com o alicate de anéis para que não seja danificado.

 

Atenção à posição correta dos anéis para montagem no cilindro – Antes de montar, é preciso verificar a posição dos anéis. O primeiro anel deve ser colocado de um lado da saia, a abertura do segundo anel para o outro lado da saia, ficando uma entreponta para um lado e a outra para o outro. Já com o terceiro anel, se as recomendações foram seguidas, já foi montado na posição adequada. Depois basta lubrificar o pistão com anéis e também dentro da camisa, com cuidado para não movimentar os anéis.

 

Com o pistão montado na camisa, insira a biela, é preciso trazer o pistão um pouco para trás para que o pino possa encaixar no alojamento, inserir o pino através da biela, e colocar as travas, uma de cada lado, com cuidado para que fiquem no alojamento, pois caso contrário, o pino pode sair e golpear a camisa, danificando ambos – pistão e camisa.

 

Para conferir esta dica de manutenção na íntegra, acesse o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=scARBrNo0Hk&list=PLdvGDhGU-J49yWuFPPn3_ulSzymjDUwle&index=52.

 

Conheça também o amplo portfólio da KS para a linha de motocicleta, através dos catálogos on-line e/ou aplicativo Motorservice disponíveis através dos links:

 

https://www.ms-motorservice.com/br/pt_br/novidades/aplicativo,  catálogo versão instalada https://baixecatalogo.com.br/catalogo/ks-pierburg-bf  versão on-line https://catweb.ms-motorservice.com.br/.

Leave a Response

3 × três =