A Motorservice, divisão do Grupo Rheinmetall, que comercializa a marca Kolbenschmidt (KS) no mercado de reposição, destaca alguns cuidados no momento da montagem de um motor de motocicleta.
Para fazer a substituição do kit motor da motocicleta, que compreende pistão, pino e travas, camisa e jogo de anéis, o profissional que está efetuando o serviço precisa ter especial atenção com a limpeza dos componentes que atuam em conjunto com o kit.
A Motorservice lembra que o óleo lubrificante do motor é o mesmo usado na transmissão, portanto, a recomendação é eliminar todo tipo de impureza que possa haver no motor. Há a necessidade de limpar o filtro rotativo, peneira e toda a transmissão e a embreagem, pois senão o óleo novo que será colocado, após a troca do kit, limpará todos esses componentes, danificando o kit recém-instalado.
Outro ponto que merece atenção é sobre o óleo utilizado que deve ser o indicado pela montadora e nunca trocar o óleo sintético ou semissintético pelo mineral.
Passo a passo da instalação – Os anéis, na embalagem plástica, já estão na ordem que devem ser instalados. Monte, inicialmente, o anel da terceira canaleta do pistão, sempre se atentando à posição da mola e lâminas. Não esquecendo que a primeira lâmina deve ter sempre a posição 180º da segunda e a mola 90 º das duas, ou seja, a abertura da mola em direção do pino, uma lâmina para a direção da saia e a outra lâmina para o outro lado. Em seguida, o segundo anel é montado, com o alicate de anéis para abrir e passar no topo do pistão, e, assim, chegar à posição da segunda canaleta. Para instalar na primeira canaleta, basta novamente abrir com o alicate e alcançar a primeira canaleta. A Motorservice enfatiza que cada anel deve ser montado com o alicate de anéis para que não seja danificado.
Atenção à posição correta dos anéis para montagem no cilindro – Antes de montar, é preciso verificar a posição dos anéis. O primeiro anel deve ser colocado de um lado da saia, a abertura do segundo anel para o outro lado da saia, ficando uma entreponta para um lado e a outra para o outro. Já com o terceiro anel, se as recomendações foram seguidas, já foi montado na posição adequada. Depois basta lubrificar o pistão com anéis e também dentro da camisa, com cuidado para não movimentar os anéis.
Com o pistão montado na camisa, insira a biela, é preciso trazer o pistão um pouco para trás para que o pino possa encaixar no alojamento, inserir o pino através da biela, e colocar as travas, uma de cada lado, com cuidado para que fiquem no alojamento, pois caso contrário, o pino pode sair e golpear a camisa, danificando ambos – pistão e camisa.
Para conferir esta dica de manutenção na íntegra, acesse o vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=scARBrNo0Hk&list=PLdvGDhGU-J49yWuFPPn3_ulSzymjDUwle&index=52.
Conheça também o amplo portfólio da KS para a linha de motocicleta, através dos catálogos on-line e/ou aplicativo Motorservice disponíveis através dos links:
https://www.ms-motorservice.com/br/pt_br/novidades/aplicativo, catálogo versão instalada https://baixecatalogo.com.br/catalogo/ks-pierburg-bf versão on-line https://catweb.ms-motorservice.com.br/.