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Dicas de Manutenção

Como os pneus afetam o desempenho do seu veículo

Como os pneus afetam o desempenho do seu veículo
A escolha incorreta pode acentuar o desgaste, aumentar distâncias de frenagem, criar desconforto e reduzir aderência afetando seriamente a segurança

Os pneus têm papel fundamental no desempenho de qualquer veículo automotor. Além de serem o único ponto de contato com o solo, eles são responsáveis pela segurança, consumo de combustível, dirigibilidade, conforto e a escolha incorreta do modelo pode interferir em todos esses pontos. A escolha incorreta pode acentuar o desgaste, aumentar distâncias de frenagem, criar desconforto, acentua o desgaste já que força todos os componentes de suspensão a trabalharem forem do projeto original da fábrica, aumenta a distância da frenagem, e com isso acaba por reduzir a aderência afetando seriamente a segurança. Para se evitar que isso ocorra, gerando prejuízos é necessário considerar a medida original das rodas de fábrica, hoje predominantemente 14 ou 15 polegadas nos veículos de passeios.

Na hora de adquirir pneus é necessário observar qual será sua utilização, lembrando ainda que em condições extremas, como: atoleiros, chuva intensa ou neve, a escolha de modelos inadequados pode comprometer severamente a segurança do condutor e dos passageiros.

“Investir em pneus de qualidade é priorizar segurança, eficiência e desempenho. Motoristas atentos à manutenção e à escolha adequada de pneus desfrutam de uma experiência de condução mais confortável, segura e econômica. Antes de adquirir novos pneus, é fundamental considerar fatores como tipo de veículo, condições climáticas e o estilo de direção”, declarou, Fernando Soares, Diretor de E-commerce da PneuStore.

Atualmente, os pneus são compostos de sílica, raion, nylon e borracha butílica, materiais que geram menos resistência ao rolamento, que auxiliam na redução do consumo de combustível e emissão de CO2. No extremo oposto existem os pneus para os carros de alto desempenho, onde a economia de combustível não está na pauta, porém a aderência e resistência são fundamentais para segurança dos condutores.

Os pneus usados em superesportivos ou em track day, são construídos com polímeros especiais, fibras de aramida, kevlar, que é uma fibra sintética de aramida ultra resistente, e cintas de aço disposta de modo a incrementar elasticidade e capacidade de suportar altas temperaturas. Na banda de rodagem sulcos assimétricos melhoram estabilidade lateral e o desenho direcional melhora a drenagem no caso de piso molhado, reduzindo a possibilidade de aquaplanagem.

A escolha dos pneus para seu carro:
Para quem tem veículos de passeio, sejam hatches, sedans, SUVs e Station Wagons (peruas), estes veículos saem de fábricas equipados na sua maioria com pneus de uso mistoa. São utilizados desde pisos de asfalto até terrenos com lama e pedra.

Dependendo do tamanho de roda que equipa o seu veículo, é possível optar por pneus que variam de 175/70, passando por 185/60, 195/60 até 205/65. Estas medidas correspondem à largura em milímetros e o segundo número corresponde a porcentagem da largura em relação a largura. As rodas no passado eram quase na totalidade de 13 polegadas, e hoje a maior parcela dos veículos são equipadas com rodas aro 14 e 15, ficando as de aro 17 até 22 polegadas, reservadas a veículos mais luxuosos.

Para picapes médias e grandes o indicado é o uso de pneus AT (All Terrain – Todo Terreno); e a medida mais comum é 165/40, com rodas de 17 polegadas. Para quem utiliza este tipo de veículo na maior parte do tempo em estradas de terra, ou trechos com muita lama, o recomendado é equipar as rodas com pneus MT (Mud Terrain).

Neste tipo de pneu o desenho da banda de rodagem é desenhado para obter a maior dispersão possível da lama acumulada com maior facilidade, e assim não perder a tração pelo acúmulo de material.

Os carros elétricos ou híbridos necessitam pneus especialmente desenvolvidos para este tipo de veículo, devido a características de peso e torque. Este tipo de pneu é construído com compostos de borracha de baixa resistência ao rolamento, o que reduz o consumo de combustível e as emissões de CO2.

 

Dicas da PneuStore para motoristas maximizarem performance e economia

Os pneus trazem avisos para os condutores.
– Um deles é o aviso de desgaste, o TWI (Tread Wear Indicator – Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem) que é um pequeno relevo na banda de rodagem, que quanto o desgaste atingir esta marca, será necessário substituir o pneu, para atender a legislação de trânsito e garantir a segurança.

Os pneus devem ser substituídos sempre que apresentarem bolhas, cortes, furos que não possibilitem conserto, e quanto atingirem 1,6 mm de altura da banda de rodagem, algo facilmente visualizado pelo TWI.

– Caso for substituir apenas dois pneus, sempre coloque os mais novos no eixo traseiro, independentemente do tipo de tração do veículo. Isso se dá pela falta de controle do motorista em relação às rodas de trás, mitigando derrapagens e perda de estabilidade. –

– Importante sempre fazer o rodízio dos pneus de maneira periódica, a cada 06 meses ou 10 mil km rodados, para que se desgastem de forma uniforme.

– Manter a pressão dos pneus adequada é outro fator crítico: pneus mal calibrados aumentam o consumo de combustível, aceleram o desgaste irregular e diminuem o poder de controle e resistência.

– Importante ressaltar que se deve observar o balanceamento e alinhamento, fatores que contribuem para a longevidade do conjunto e evitam problemas mecânicos no veículo.

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