
Localizado entre o motor e a lataria do veículo, o coxim do motor, responsável por fixar motor e câmbio à carroceria, tem como função evitar que a vibração ocasionada pelo motor passe para dentro da cabine. Entre os modelos de coxim, há o tradicional, feito parte de chapa, alumínio ou aço e liga de borracha e o hidráulico, que além desses componentes, tem as câmaras hidráulicas internas, hoje, bem popular devido à melhor absorção de vibrações de baixa frequência. “É um suporte do motor que isola as trepidações e filtra a vibração na cabine do veículo. É comum encontrar também coxins em outras áreas do veículo que sofrem vibrações, como suspensão, câmbio e escapamento”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Práticas que ajudam a evitar o desgaste – O coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata destaca alguns fatores que podem contribuir para a maior durabilidade dos coxins. Entre eles estão: arrancar sempre de forma suave, evitar acelerações bruscas, passar devagar por lombadas altas ou depressões, reduzir a velocidade em terrenos irregulares e conduzir dentro da velocidade compatível com a via.
Fique de olho na hora de identificar se o coxim do motor está comprometido – Segundo o profissional da Nakata, o coxim do motor é bastante exigido durante a condução do veículo e, com o tempo, perde eficiência, podendo sofrer fadiga, apresentar trincas e, em alguns casos, até quebrar. “Além do aumento da vibração na carroceria do veículo ou do balanço excessivo na alavanca do câmbio em arrancadas e freadas, o motorista pode perceber dificuldade para engatar as marchas, o que, dependendo da estrada e da velocidade, pode até provocar acidentes”, comenta.
Leite ressalta que é importante ficar atento aos sinais de desgaste desse componente e procurar uma oficina especializada para avaliação, pois a trepidação excessiva pode comprometer outras peças. “Isto pode aumentar o custo da manutenção”, diz.
Quando trocar o coxim de motor? – De acordo com Leite, o período para a substituição do componente vai depender não só da frequência de uso do carro, mas também da forma em que o motorista dirige. “Quanto mais agressivo for na direção, com acelerações bruscas na saída ou circulação por lombadas e buracos em velocidade elevada, maior será o desgaste da peça”, adverte.
Detalhes na hora de trocar o coxim do motor – A substituição do coxim do motor deve ser realizada por um profissional especializado. “Em muitos casos, é necessário utilizar uma talha ou macaco hidráulico para suspender o motor, além de desmontar alguns periféricos para remover e substituir o coxim corretamente”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.
Ele também destaca a importância de optar por componentes de marcas reconhecidas no mercado, garantindo qualidade e durabilidade. “Escolher um produto de baixa qualidade pode fazer com que o problema retorne em pouco tempo, resultando em novos gastos para o motorista, já que a substituição do coxim é um serviço mais complexo e, consequentemente, com custo elevado”, alerta Leite.
A Nakata possui um amplo portfólio de coxins de motor, além de uma linha completa de produtos para suspensão, transmissão, direção e motopeças. Recentemente, a marca ampliou suas opções com novos lançamentos para diversas aplicações.
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