fbpx
Dicas de Manutenção

Como identificar o desgaste do disco de freio e realizar o assentamento após a substituição

Como identificar o desgaste do disco de freio e realizar o assentamento após a substituição
Tecnologia Safety Check da Fremax traz mais praticidade e segurança para motoristas e mecânicos.

Os discos de freio e as pastilhas são peças fundamentais para a segurança dos veículos. Os componentes, cujo funcionamento é acionado de modo conjunto, são responsáveis por reduzir a velocidade do automóvel e até pará-lo completamente. O bom estado dessas peças também colabora para a eficiência do sistema de frenagem e sua durabilidade. Pensando nisso, a fabricante Fremax, presente no mercado há mais de 30 anos, desenvolveu uma tecnologia capaz de monitorar os níveis de desgaste dos discos.

Chamado de Safety Check, o sistema está presente em todos os discos pintados da linha Maxcoating, que ainda conta com revestimento especial à base de nanopartículas de nióbio, garantindo maior resistência à corrosão. Ele indica o momento certo para a substituição do disco conforme sua espessura, por meio de uma gravação na superfície. À medida que o disco se desgasta, a gravação desaparece. Quando não é mais visível, é sinal de que o item atingiu seu limite de segurança e deve ser trocado.

A troca do disco não acompanha necessariamente a troca das pastilhas. Segundo Leandro Leite, coordenador de assistência técnica da Fremax, alguns indícios devem ser considerados para avaliar as pastilhas. São eles: trincas, fissuras e espessura abaixo do mínimo especificado. “Se não há esses sinais, a pastilha pode ser reaproveitada”, indica.

Quando uma das peças ou ambas são substituídas, é preciso realizar o assentamento entre as partes, processo de adaptação das superfícies de contato que não estão perfeitamente ajustadas entre si. Esse primeiro momento também é chamado de pré-assentamento.

“Nessa fase, não pode ocorrer superaquecimento. Nos primeiros 500 km, as frenagens devem ser progressivas, evitando freadas bruscas, para que ocorra o princípio de assentamento entre as partes. Assim, o resultado é uma maior conservação do conjunto disco e pastilha”, afirma Leite. Outros benefícios são frenagens mais suaves, seguras e sem ruídos.

A tecnologia Safety Check também é aliada da manutenção preventiva, evitando a desmontagem do sistema para verificar a condição do disco, por exemplo. Esse fator reduz custos com reparos maiores e melhora a segurança na direção.

Leave a Response

seis + seis =