o O sistema de freio a tambor, composto por duas sapatas, cilindro, tambor, molas, espelho, regulador e freio de estacionamento, mais conhecido como freio de mão, merece atenção na hora da manutenção. “Caso um destes componentes apresente algum defeito ou desgaste excessivo pode comprometer todo o sistema já que trabalham conjuntamente”, alerta Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata. Presente nas rodas dianteiras traseiras nos veículos mais antigos e nas rodas traseiras de veículos populares, o tambor em contato com a lona gera atrito para desacelerar o veículo e pode apresentar problema. “Disco ou tambor quando empenados podem ocasionar vibração ou pulsação no freio”, comenta. Outro componente do sistema de freio a tambor é a sapata, que têm como função apoiar as lonas, ou seja, serve como suporte. Atua na frenagem através do atrito com o tambor. “Devido ao atrito, com o tempo, as lonas se desgastam e precisam ser trocadas”, afirma Silva, explicando que quando estão comprometidas, podem apresentar ruídos anormais e redução da resposta de freio. Freio de estacionamento ineficiente é outro indício que as sapatas e ou tambores podem estar com a vida útil esgotada. Ao efetuar a troca de sapatas, a recomendação é verificar também cilindro de roda, kit de molas e tambor, pois se desgastados podem comprometer o desempenho do funcionamento da sapata e o ajuste do freio de estacionamento. A Nakata conta em seu portfólio com peças para o sistema de freio, como pastilhas, e sapatas de freio. Com alta aderência mesmo em situações extremas, as sapatas de freio Nakata apresentam baixo nível de ruído e atendem a 85% dos veículos da frota. Os últimos lançamentos atendem os veículos Iveco Daily 35, 45 e 55, de 2008 a 2019, com exceção do minibus; Iveco Daily City 70, de 2006 a 2019; Volkswagen Fox, Gol, Spacefox, UP! e Voyage, de 2013 a 2020; Fiat Toro 2.0, de 2016 a 2020; entre outros. Para conferir o portfólio de produtos para acessar o catálogo eletrônico (https://www.catalogonakata.com.br/).
ambor comprometido gera vibração no freio e sapatas desgastadas apresentam ruídos anormais e redução da resposta na frenagem
adicionar comentário
Você também pode ser interessar por:
Corteco inova com novo catálogo eletrônico e agiliza a busca por peças
A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, anuncia...
Jurid conta com E-book de gestão de oficina
A Jurid, fabricante de componentes de freios, desenvolveu E-book dedicado ao gerenciamento de oficinas para auxiliar os reparadores a tornarem...
Auto Stop Nakata acontece em Belo Horizonte e Guarulhos
O Auto Stop Nakata, programa de avaliações gratuitas de amortecedores, será realizado em novembro nas cidades de Belo Horizonte (MG)...
Fremax conta com tecnologia que permite acompanhar a evolução do desgaste do disco de freio
Os discos de freio são itens essenciais de segurança, cuja função é desacelerar o veículo por meio do atrito gerado...