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Dicas de Manutenção

Como detectar problemas no tambor do freio do veículo

Como detectar problemas no tambor do freio do veículo
Embora o componente apresente, geralmente, alta durabilidade, motoristas devem fazer checagens periódicas para conferir se há deformidades, vazamentos ou excesso de resíduos, bem como avaliar suas dimensões

Muito utilizado no freio traseiro do veículo, o sistema a tambor é composto por sapatas ou patins, molas, cilindro, regulador, além do próprio tambor. Parte dos itens de segurança, todos devem estar bom estado para garantir a eficácia na hora da frenagem e não ocasionarem acidentes. Por isso, é importante que motoristas fiquem atentos a qualquer irregularidade durante o acionamento do freio e façam também avaliações periódicas. “Ruídos no freio traseiro pode ser alguma deformidade, desgaste ou até mesmo sujeira”, adverte Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Indícios de problemas no sistema de freio a tambor – Leite explica que, para que a frenagem seja eficiente e não ocorram ruídos, o contato entre as lonas e o tambor deve ser perfeito. “Não pode haver deformidades ou excesso de resíduos dentro do tambor. Além disso, suas dimensões devem estar dentro das especificações indicadas”, ressalta.

Quando uma roda não freia ao acionar o sistema, isso pode indicar problemas no freio a tambor, como desgaste excessivo ou desalinhamento dos componentes internos. Além disso, vazamentos no cilindro de roda também são sinais comuns, comprometendo a eficácia do sistema de frenagem.

Segundo o profissional, o tambor apresenta elevada durabilidade, mas deve ser inspecionado, periodicamente, ou no momento da troca de lonas ou sapatas.

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