CETESB realiza campanha de conscientização de motoristas contra emissão de poluentes em Cubatão
No dia 11 de setembro, das 9 horas às 14 horas, a CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, realizou na Zona Industrial de Cubatão, na Baixada Santista, uma campanha educativa junto aos motoristas de veículos movidos a óleo diesel, sobre a importância de se manter os motores de seus caminhões bem regulados para evitar a emissão excessiva de fumaça preta, reduzindo assim o impacto da poluição de origem veicular no meio ambiente. A atividade será realizada em parceria com o CNRTC (Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Carga) e faz parte das ações da Operação Inverno 2023.
O centro operacional da campanha será montado na área do Auto Posto Aldo Locatelli, localizado na Av. Manoel Santos Pereira, 100, ao lado da Rodovia Doutor Manuel Hipólito Rego (SP-55), em Cubatão, onde serão realizadas gratuitamente e de forma voluntária, medições de opacidade da fumaça emitidas pelos canos de escapamento dos veículos e verificação de ARLA, um fluído automotivo que atua nos sistemas de exaustão do motor, reduzindo em até 98% as emissões de óxidos de nitrogênio (NOx), consequentemente, diminuindo a emissão de poluentes na atmosfera. Como a campanha é de caráter educativo, não haverá autuações pela emissão excessiva de poluentes.
A campanha é voltada, basicamente, para a conscientização de motoristas autônomos e de empresas de transportes de cargas, pois no caso de passarem por alguma fiscalização e for multado por emissão excessiva de fumaça preta, o valor da multa pela infração ambiental hoje é de R$ 1.591,80, dobrando em caso de reincidência. Não se tratando de reincidência, o proprietário do veículo autuado pode solicitar a redução/restituição de 70% do valor da penalidade, mas ficando condicionado à comprovação da reparação no veículo.
A Operação Inverno é realizada pela CETESB desde a década de 70 e inclui ações de controle sobre fontes de poluição industriais e veiculares. É uma das medidas que contribuem para melhoria da qualidade do ar que se observa ao longo dos anos no Estado de São Paulo.
O Sindirepa-SP participa do Programa a Melhoria da Manutenção de Veículos a Diesel, PMMVD, disponibilizando uma rede de empresas aptas a realizar a manutenção e a avaliação dos veículos autuados nas ações da Operação Inverno, criada em 1984, pela CETESB, com o objetivo de reduzir os níveis de emissão dos poluentes dos veículos que circulam nas grandes cidades do estado. “Essas empresas estão habilitadas a emitir o Relatório de Medição de Opacidade – RMO, documento utilizado para registro do estado de emissões do veículo com base no teste de opacidade e que permite ao proprietário do veículo autuado ter acesso ao benefício de redução de 70% do valor da multa ambiental, caso não seja uma multa reincidente. O RMO tem sido adotado também por empresas frotistas ou contratantes de serviços de transporte para comprovação da conformidade ambiental dos veículos a diesel que compõem uma determinada frota”, explica a técnica da CETESB, Raquel Ribeiro.
Atualmente, o Sindirepa-SP possui rede credenciada no PMMVD com 107 empresas. “O PMMVD é fundamental para ajudar na redução de emissão de poluentes, especialmente, em cidades onde há grande movimentação de caminhões, além de ser importante para conscientização de motoristas sobre a manutenção adequada dos veículos”, afirmou Antonio Fiola, presidente do Sindirepa-SP