A Chevrolet prepara a chegada de mais um lote do Camaro. A novidade está na atualização do visual e do pacote de conectividade tanto do cupê quanto do conversível, oferecidos em versão única de acabamento SS, que é equipada com motor V8, transmissão automática sequencial de dez marchas e controle de largada.
O superesportivo ganha dianteira inspiradas no conceito Camaro Shock, com a gravata Black Bow Tie agora reposicionada para a grade superior e a barra central do para-choque pintada na cor do veículo, proporcionando um visual mais sintonizado com o design original que projetou o icônico “Muscle Car” da Chevrolet.
O Camaro também dá um salto em tecnologia ao adotar o nível 4 de conectividade em seu estágio mais avançado. Traz Wi-Fi nativo, OnStar, myChevrolet app e MyLink com projeção sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. O veículo já era equipado com sistema de carregamento de smartphone por indução magnética.
Conectividade nível 4 com muita sofisticação
O sistema Wi-Fi nativo da Chevrolet conta com antena amplificada e sinal até 12 vezes mais estável, proporcionando uma experiência em 4G por muito mais tempo.
O superesportivo traz a mais atual geração do OnStar. O sistema de telemática permite que sistemas eletrônicos do veículo sejam atualizados de forma remota, ou seja, sem a necessidade do comparecimento à oficina.
O OnStar oferece ainda diversos serviços conectados, entre eles os de auxílio em caso de emergências, o que inclui resposta automática em caso de acidente mais grave, auxílio na recuperação em caso de roubo e socorro mecânico do Road Service da Chevrolet.
O cliente do Camaro pode a partir de então comandar diversas funções do carro por meio do aplicativo myChevrolet app. Entre elas, acionar a ignição a distância para ir climatizando a cabine ou consultar informações do computador de bordo – nível do combustível, pressão dos pneus, consumo médio, indicador da vida útil do óleo, etc.
Além do mais avançado pacote de conectividade, o Camaro se destaca pela ampla oferta de equipamentos de segurança, conforto e conveniência, entre eles:
– Faróis dianteiros com LED e ajuste de altura automático
– Airbags frontais, laterais e de joelho para motorista e passageiro além de airbags de cortina para a versão cupê
– Alerta de ponto cego com sensor de aproximação repentina
– Head-up Display
– Bancos dianteiros com ajustes elétricos e sistema de aquecimento e refrigeração
– Sistema de Som Bose Premium
– Espelho retrovisor interno central com imagens da câmera de vídeo traseira
– Alerta de tráfego cruzado traseiro
– Teto solar (cupê)
– Capota rebatível com acionamento elétrico de abertura e fechamento também pela chave (conversível)
Superesportivo de corpo e alma
O Camaro é marcado pelo motor 6.2 V8 de 461 cavalos de potência e 62,9 kgfm de torque. Já a transmissão de dez marchas otimiza os escalonamentos que tornam a condução do veículo ainda mais prazerosa. A relação entre as trocas são curtas e permitem que o motor trabalhe em giro otimizado, possibilitando a sensação de retomadas mais vigorosas.
Outra vantagem são as trocas suaves e o ganho de eficiência energética em velocidades de cruzeiro, quando o motor V8 é capaz de desligar quatro cilindros para economizar combustível.
O superesportivo da Chevrolet também conta com a função de controle de largada, conhecido como “launch control”, própria para autódromos.
O mecanismo permite máxima aceleração para quem busca uma arrancada extremamente eficiente, permitindo que até mesmo motoristas menos experientes consigam desempenhar a manobra como pilotos profissionais.
Para uma experiência diferenciada, o controle de largada pode ser customizado através da alteração da faixa de rotação do motor e da porcentagem de escorregamento das rodas de 20 polegadas.
Com a função devidamente selecionada no painel, é preciso usar os dois pés para iniciar o controle de largada. Enquanto o pé esquerdo no freio segura o carro, o pé direito no acelerador eleva o giro do motor. No momento em que um gráfico no quadro de instrumentos aponta o momento exato, basta liberar o freio para o carro partir como uma flecha.
O Camaro vem equipado com sistemas de alta performance, como a plataforma modular Alpha com 11 módulos independentes que otimizam a estrutura e a rigidez; distribuição igualitária de peso entre os eixos; carroceria com elevado índice de materiais de alta resistência e freios de competição com quatro pistões Brembo.
Outro destaque é o avançado sistema de vetorização do torque, que usa recursos do controle eletrônico de estabilidade para a máxima performance do carro em curvas, possibilitando que as rodas recebam quantidade distinta de torque, na medida exata para a otimização da tração.
Já os pneus oferecerem o melhor desempenho tanto em piso seco como molhado, sendo mais largos atrás, onde concentra-se a tração. As medidas são 245/40 ZR20 (D) e 275/35 ZR20 (T). Por serem do tipo Run Flat, podem rodar emergencialmente mesmo furados.
O motor V8 do Camaro traz sistema de injeção direta de combustível e comando de válvulas continuamente variável, que aumenta a oferta de torque e potência dentro da faixa de rotação do motor.
O Camaro é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos, enquanto a velocidade máxima é limitada eletronicamente em 290 km/h para o cupê e 250 km/h para o conversível.
Além do modo específico Circuito, – que altera o comportamento da rigidez da direção, a atuação dos controles de estabilidade e de tração e o mapeamento da transmissão e do motor – o condutor tem outras três opções, incluindo uma mais branda, ideal para um passeio com o carro icônico.
Já a função de aquecimento de pneus permite que as rodas traseiras tracionem com o veículo parado. Por segurança, para ser habilitada, uma sequência de comandos precisa ser acionada, como o volante centralizado.
Importado dos Estados Unidos, o novo lote do Camaro chega em cinco opções de cores: Vermelho Tinto, Azul Egípcio, Laranja Imperial, Branco Summit e Preto Global.