fbpx
Dicas de Manutenção

Benefícios da manutenção preventiva do veículo

Home Empresa Clientes Releases Notícias Impressas Saiu na mídia Áudio releases Serviços Contato Benefícios da manutenção preventiva do veículo
Ao realizar avaliações periódicas de componentes do veículo, além de melhorar a segurança no trânsito, é possível evitar o aumento de consumo de combustível e gastos desnecessários com reparos

A manutenção preventiva é de suma importância para auxiliar na segurança do trânsito e para evitar dor de cabeça ao motorista do veículo com uma parada inesperada. “Com revisões periódicas, é possível evitar surpresas desagradáveis já que se reduz o risco de comprometimento total de alguma peça, inviabilizando, assim, a continuidade do percurso. Além disso, componentes danificados podem oferecer risco à segurança dos ocupantes do veículo e no trânsito em geral, comenta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

A manutenção preventiva é a melhor forma que existe para o motorista evitar gastos ainda maiores, não apenas com combustível, mas também com serviços de reparos inesperados que podem surgir pela falta de programação de revisão periódica para checagem de itens. “Se a manutenção só for realizada quando o veículo já apresenta problemas de funcionamento de alguma parte dos vários sistemas, o custo acaba sendo mais alto porque as peças desgastadas podem prejudicar outros componentes”, afirma.

 

Quando a manutenção deve ser realizada – De acordo com Leite, a manutenção preventiva deve considerar o manual de instruções do veículo e a orientação do mecânico do confiança que acompanha o histórico do automóvel.

 

Itens que devem ser avaliados durante a manutenção preventiva – Na hora da revisão, entre os diversos componentes que devem ser checados estão:

  • Filtros de ar, combustível, óleo e cabine;
  • Óleo lubrificante;
  • Fluido de freios, troca ou vazamento;
  • Discos, pastilhas e sapatas;
  • Sistema de iluminação;
  • Sistema de arrefecimento;
  • Alinhamento e balanceamento;
  • Estados dos pneus; Sistema de suspensão que inclui amortecedores, molas, bandeja, buchas, pivô, coxim, barra estabilizadora e kit.

 

Os interessados em conferir esta ou outras dicas de manutenção podem acessar o Blog Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/por-que-comecar-a-fazer-manutencao-preventiva-do-seu-carro/.

Leave a Response

14 − seis =