fbpx
Acontece

Abrafiltros tem sistema aprovado e assina Termo Aditivo com novas metas para reciclagem de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no MS

Aditamento define metas de abrangência geográfica e coleta no Mato Grosso do Sul de 2024 a 2027.
Abrafiltros tem sistema aprovado e assina Termo Aditivo com novas metas para reciclagem de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no MS

Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso – assinou o Primeiro Termo Aditivo ao Termo de Compromisso para a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo, no dia 19 de julho, com a SEMADESC – Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e o IMASUL – Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul, estabelecendo as metas de 2024 a 2027 do programa Descarte Consciente Abrafiltros.

“O programa Descarte Consciente Abrafiltros foi o primeiro sistema de logística reversa pós-consumo estabelecido no Mato Grosso do Sul, com coletas iniciadas em outubro de 2020. O programa teve pleno êxito e cumpriu as metas estabelecidas no Termo de Compromisso inicial, e já foram reciclados 1,9 milhão de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no estado até 2023”, explica João Moura, presidente da Abrafiltros. “Graças aos resultados obtidos, o Termo de Compromisso foi renovado pela SEMADESC, o IMASUL e a Abrafiltros, com a assinatura do Primeiro Aditamento e considerando as metas estabelecidas até 2027, deverão ser coletados no Estado 3,2 milhões de filtros no período, quando alcançaremos todos os 79 municípios”, destaca Moura.

 

Atualmente, com as coletas até o mês de julho, já foram reciclados 2,4 milhões de filtros no Estado desde a implantação do programa em 2020, o que garantiu a aprovação da renovação e o reconhecimento pelos órgãos ambientais. “O compromisso com a Abrafiltros demonstra que a gestão compartilhada dos resíduos sólidos é uma realidade possível e eficaz. Essa colaboração entre consumidores, indústria e o poder público é fundamental para que possamos avançar no caminho da sustentabilidade e garantir um ambiente saudável para nós e as futuras gerações”, afirma Jaime Verruck, Secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC). Também ressalta que o sucesso do programa Descarte Consciente da Abrafiltros, que terá pontos de coleta instalados em todos os municípios de Mato Grosso do Sul até 2027, é um exemplo claro do impacto positivo que se pode alcançar quando todos os setores da sociedade trabalham juntos. “Reforço nosso compromisso em continuar aprimorando essas iniciativas e buscando soluções cada vez mais eficientes, responsáveis e criativas.”

Já para André Borges, diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (IMASUL), a assinatura é um marco importante para o Estado do Mato Grosso do Sul. “Este compromisso reafirma a importância do Descarte Consciente Abrafiltros, que vem desempenhando um papel crucial na preservação do meio ambiente e na promoção de práticas sustentáveis. A parceria não apenas reforça nosso compromisso com a sustentabilidade, mas também estabelece metas claras e realistas para os próximos anos, garantindo que os filtros usados sejam devidamente coletados e reciclados, evitando o descarte inadequado e os impactos ambientais negativos que isso poderia causar”, acrescentando que a iniciativa alinha desenvolvimento e respeito ao meio ambiente, demonstrando que é possível promover a inovação e o crescimento econômico, sem abrir mão da responsabilidade ambiental. “O programa Descarte Consciente Abrafiltros é um exemplo de como a cooperação entre setores público e privado pode gerar benefícios duradouros para toda a sociedade. Esperamos que esse comprometimento continue a crescer e inspire outras iniciativas que contribuam para a construção de um futuro mais sustentável para o Mato Grosso do Sul e para o Brasil”, conclui.

 

Metas estabelecidas – Com o Aditamento, ficam estabelecidas as metas quantitativas e geográficas para a logística reversa de filtros usados do óleo lubrificante automotivo no Mato Grosso do Sul. Para 2024, deverão ser alvo da logística reversa 61% dos filtros do óleo lubrificante automotivo comercializados pelas empresas associadas participantes do programa em 67 municípios e 595 pontos de coleta. Em 2025, o percentual passa para 63%, os municípios, 71, e os pontos de coleta 615. Já para 2026 e 2027, os percentuais chegam a 65% e 67%, o número de cidades a 75 e 79 e os pontos de coleta, 634 e 654, respectivamente.

 

Resultados do programa em 2023 – Em 2023, a meta de coletar 258.330 kg no estado foi cumprida e superada, atingindo volume de 269.715 kg, 63 cidades e 582 pontos de coleta. “As coletas sempre excederam as metas propostas, mesmo durante a pandemia, fruto de muito trabalho e monitoramento contínuo da operação logística, realizada com excelência pela EcoSupply, empresa do Grupo Supply Service”, explica Marco Antônio Simon, gestor do programa. “O Mato Grosso do Sul apresenta desafios expressivos, como as grandes distâncias entre os municípios e a baixa densidade demográfica. Mas com muito trabalho e o apoio da Presidência Executiva, Diretoria, associados e o Grupo Supply Service, bem como o IMASUL e a SEMADESC, conseguimos equacionar esses fatores gradativamente e tornar o programa uma das referências em logística reversa no Estado”.

 

Participaram da assinatura do Primeiro Aditamento, Jaime Elias Verruck, secretário da SEMADESC; André Borges Barros de Araújo, diretor-presidente do IMASUL; João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros; Marco Antonio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros; Jaqueline Dantas Lacerda e Marielle Ferraz, da IMASUL/SEMADESC.

 

Empresas participantes do programa – Atualmente, participam do programa as empresas: AGCO do Brasil Soluções Agrícolas Ltda;  Agritech-Lavrale Indústria de Maquinário Agrícola e Componentes Ltda; Borgwarner Indústria e Comércio Brasil Ltda; Caoa Chery Automóveis Ltda.; Caterpillar Brasil Comércio de Máquinas e Peças Ltda; CNH Industrial Brasil ltda.; Cummins Filtration do Brasil; DAF Caminhões Brasil Indústria Ltda; Donaldson do Brasil Equipamentos Industriais Ltda.; DYNAPAC do Brasil Indústria e Comércio de Máquinas Ltda.; Ford Motor Company Brasil Ltda.; General Motors do Brasil Ltda.; Hengst Indústria de Filtros Ltda.; HYUNDAI Motor Brasil Montadora De Automóveis Ltda.; John Deere Brasil Ltda.; Kawasaki Motores Brasil Ltda.; Magneti Marelli Cofap Fabricadora de Peças Ltda.; Mahle Metal Leve S.A.; Mann+Hummel do Brasil Ltda./Filtros Wix; Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil Ltda.; Mercedes-Benz do Brasil; MWM Tupy do Brasil Ltda.; On-Highway Brasil Ltda.; Parker Hannifin Indústria e Comércio Ltda. – Divisão Filtros; Renault do Brasil Comércio e Participações Ltda.; Renault do Brasil S/A.; Robert Bosch Ltda.; Scania Latin América Ltda; Sofape Fabricante de Filtros Ltda./Tecfil; Sogefi Filtration do Brasil Ltda./Filtros Fram; Volkswagen do Brasil Ltda.; Volvo do Brasil Veículos Ltda., Wega Motors Ltda.; e Yamaha Motor do Brasil Ltda.

 

O programa Descarte Consciente Abrafiltros foi iniciado em 2012, no Estado de São Paulo; ampliado para o Paraná, em 2013; Espírito Santo, em 2015; e Mato Grosso do Sul, em 2020. Nos quatro estados já foram reciclados mais de 41,8 milhões até julho de 2024.

 

Para acessar mais informações sobre o programa e contatos para adesão no site: www.abrafiltros.org.br/descarteconsciente.

 

Leave a Response

dezenove + treze =