A ABRAFILTROS – Associação Brasileira das Empresas de Filtros Automotivos, Industriais e para Estações de Tratamento de Água, Efluentes e Reúso, celebra no dia 26 de junho, 18 anos de trajetória. Desde a sua fundação em 2006, a associação caminhou a passos largos, desenvolvendo diversas iniciativas em prol não só do desenvolvimento do setor de filtração, mas também promovendo a integração entre as empresas de filtros e sistemas de filtração para os segmentos automotivo, industrial, tratamento de água, efluentes e reúso. “Todas as iniciativas que, nós, da Abrafiltros, realizamos foi pensando no crescimento e união do setor de filtração, sempre buscando atender as necessidades de interesse de grupo e consensuais dos associados, e trabalhando para melhoria contínua dos processos e ações”, comentou João Moura, presidente-executivo da Abrafiltros, acrescentando: “Só assim, e com apoio dos associados, conseguimos avanços significativos no setor e chegamos a um mercado que representa mais de R$ 7,6 bilhões em faturamento, envolvendo filtros automotivos, industriais e para o tratamento de água, efluentes e reúso”. Número divulgado na primeira edição do Panorama Setorial Abrafiltros, estudo inédito com mais de 100 páginas de dados, estatísticas, análises e informações sobre o segmento, desenvolvido em 2022, e que contribui para o planejamento e análise estratégica das empresas associadas.
Na área ambiental deu continuidade ao programa Descarte Consciente Abrafiltros, de logística reversa do filtro usado do óleo lubrificante automotivo, implantado em São Paulo em 2012, para atender as legislações, e, depois ampliado para os estados do Paraná, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. “Nos 12 anos, o programa, que já reciclou mais de 40 milhões de filtros até maio deste ano e, atualmente, conta com 37 empresas participantes, é tido como exemplo por órgãos governamentais, e, com as novas legislações estaduais que estão sendo estabelecidas, deve expandir para outras unidades da federação”, afirmou Marco Antonio Simon, gestor do programa Descarte Consciente Abrafiltros.
Em complemento, elaborou Book comemorativo aos 10 anos do programa em 2022, que atualmente faz parte das principais bibliotecas do país, promoveu palestras para apresentar o Descarte Consciente Abrafiltros, bem como realizou visita monitorada de associados ao Grupo Supply Service, empresa licenciada e capacitada que executa os serviços de recolhimento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e destinação adequada dos resíduos, oportunidade na qual representantes das empresas participantes puderam conhecer na prática, o processo de logística reversa dos filtros usados do óleo lubrificante automotivo.
Com o objetivo de padronizar processos, garantir qualidade e aumentar ainda mais a segurança dos dados e informações, também foram implantados o programa de Compliance e adequação à Lei Geral de Proteção à Dados Pessoais – LGPD, além do processo de certificação ISO 9001:2015.
Comunicação & Marketing e Capacitação – Na área de Comunicação & Marketing, diversas ações foram realizadas em prol do desenvolvimento e consolidação do setor de filtração, bem como para levar capacitação e conhecimento para profissionais da área e o público em geral. “Nossa missão é desenvolver ações para estarmos cada vez mais próximos das empresas e profissionais do setor, mas além da relação e fidelização de nossos associados, também visamos nossa interação com demais públicos, oferecendo de forma estratégica conteúdo e conhecimento, seja por meio de nossas redes sociais ou com nossas participações em eventos nacionais e internacionais”, ressaltou Adriano Bonazio, gerente de Comunicação & Marketing da Abrafiltros, acrescentando: “Nossa presença como expositores da Filtech – maior feira de filtração industrial do mundo, que acontece na Alemanha, nos possibilitou, inclusive, fazer parte do Guia Global de Filtros”.
Em um dos projetos, o videocast “Conversa com o Associado”, programa de entrevista que está no nono episódio e é transmitido pelo canal da Abrafiltros no YouTube, as filiadas à Abrafiltros têm a oportunidade de contar um pouco da história das empresas, seus produtos e soluções em filtração, novidades, análises e perspectivas do mercado.
Também há o “Abra Talks”, programa criado em 2020, com três palestras divididas nas áreas de filtração automotivo, industrial e ETA/ETE e reúso, que sofreu mudanças e em março de 2023, tornou-se videocast, transmitido pela TV Filtros, e está no décimo terceiro episódio, sempre abordando temas de interesse das empresas e do público em geral, como finanças pessoais, EHS na indústria, comércio exterior, o papel das redes sociais, logística reversa, filtros automotivos, recuperação judicial, governança familiar, inovação, entre outros.
Promoveu em novembro de 2023, a segunda edição do Seminário Brasileiro de Filtros, evento que contou com 12 palestrantes divididos em mais de 8 palestras, 4 momentos acadêmicos em mais de 7 horas de conteúdo, mais de 280 inscrições, mais de 150 instituições participantes, apoio de mais de 30 organizações e média de 60 participantes por palestra.
Só em 2023 ofereceu 109 cursos que resultaram de parcerias com o Instituto Sindipeças de Educação Corporativa, a SAE Brasil, EcoClass e também os cursos próprios da Abrafiltros. “A Abrafiltros promove eventos e cursos com o intuito não só de oferecer capacitação profissional, mas também visa a troca de experiência, conhecimentos e networking”, enfatizou Moura.
Ações que agregam ainda mais valor com associados – Desenvolveu o projeto Benefícios, que tem como o objetivo agregar ainda mais valor ao relacionamento com associados, oferecendo parcerias e convênios com vários segmentos, entre eles, educação, capacitação, idiomas, planejamento financeiro e lazer, que disponibilizam descontos e vantagens para os associados.
Para dar ainda mais visibilidade e voz à Abrafiltros e associados, realiza parcerias institucionais em feiras e eventos nacionais que envolvem o setor de filtração, como Automec, Autopar, Fenasan, Feimec, FCE Pharma, M&T Expo, Feicon, Batimat, Feimafe, Fispal, Salão do Automóvel, e também internacionais, como a Filtech, que acontece em Colonia, na Alemanha. “Com esta iniciativa, divulgamos as ações da associação, promovendo, inclusive palestras sobre o programa Descarte Consciente Abrafiltros em alguns dos eventos, e divulgamos as marcas, serviços e produtos dos associados”, afirmou.
Outras iniciativas que promovem não só as ações da Abrafiltros, mas também dão visibilidade aos associados são os veículos on-line da associação – website, LinkedIn, Facebook, Instagram, YouTube e Spotify; vídeos institucionais, Boletim Abranews, Verso Assessoria de Imprensa, e a agência L3PPM, que produz os materiais institucionais.
Durante todos esses anos, foram desenvolvidos diversos outros projetos, entre eles, a criação das Câmaras Setoriais, encontros mensais para associados dos segmentos industrial, automotivo e tratamento de água, efluentes e reúso; Ciclo de Palestras, evento aberto ao público e com temas ligados ao contexto socioeconômico do Brasil e do mundo; Fórum de Debates, evento técnico que discute os caminhos e avanços do segmento de filtros; workshops, espaço para análise estratégica e direcionamento de ações; cursos para capacitar ainda mais o setor; Minuto Associado, promoção de produtos e serviços e o Portal do Associado, área somente para associados, com informações e conteúdos exclusivos.
Novidade – Para comemorar os 18 anos de história, a Abrafiltros lança seu novo website, muito mais funcional, com visual moderno, responsivo e com linguagem totalmente atualizada. A iniciativa visa a melhor divulgação das atividades e ações, com destaque para a nova plataforma de cursos, que incluiu capacitações próprias e customizadas pela Abrafiltros e, também, parcerias institucionais.
Para saber mais informações sobre a Abrafiltros e suas ações, acesse www.abrafiltros.org.br.