Especialistas apontam avanços e desafios do biodiesel no canal do Youtube do CONAREM

O mais recente videocast CONAREM Tech do Conselho Nacional de Retíficas de Motores (CONAREM) aborda o futuro do biodiesel no Brasil, em entrevista com Gilles Laurent, CEO da Actioil, que desenvolve soluções inteligentes para proteção de motores a diesel, gasolina, etanol e no tratamento de tanques de armazenagem, e com Vicente Pimenta, especialista em biocombustíveis. “Atualmente, o biocombustível é um tema relevante por estar ligado diretamente às questões ambientais e está cada vez mais presente no dia a dia, especialmente, das frotas de caminhões”, comenta José Arnaldo Laguna, presidente do CONAREM, demonstrando a importância do assunto para o mercado de retífica de motores.
Pimenta explica que o biodiesel é a solução brasileira para enfrentar os desafios climáticos e, assim, tentar reduzir os gases de efeito estufa. “É um combustível de base de gorduras vegetais ou animais que visa substituir o diesel”, diz o especialista, ressaltando que 75% do biodiesel produzido no Brasil é a base de soja, mas pode ser também de algodão, milho, canola e de gordura animal que também são excelentes para o biodiesel.
Tipos de diesel – Laurent, da Actioil, destaca que, hoje, há dois tipos de diesel no Brasil – S10 (S de enxofre – 10 partes por milhão de enxofre) e S500 (500 partes por milhão de enxofre). “Os dois têm 14% de biodiesel, ou seja, 86 litros são diesel fóssil e 14 litros de biodiesel. Ano que vem passará para 15% e deve subir o percentual gradativamente para poder melhorar as questões climáticas”, esclarece.
Segundo Laurent, o enxofre vem sendo reduzido porque é nocivo para o ser humano. Anos atrás eram 1800 partes por milhão de enxofre. “O S500 deve sair de circulação em, no máximo, dois anos. Não faz sentido querer eliminar emissões e continuar emitindo enxofre. Vamos ter só o S10”, comenta. Os veículos que rodam com S500 podem usar S10. No entanto, a recíproca não é possível. Os caminhões Euro 5 em diante obrigatoriamente devem circular com S10.