fbpx
Reparação

Fatores que geram superaquecimento dos discos de freio

Fatores que geram superaquecimento dos discos de freio
Uso excessivo do freio, falta de pré-assentamento e excesso de carga são alguns dos motivos que podem prejudicar os discos

Os discos de freio, fabricados em metal, ferro fundido ou aço, são instalados nos cubos de roda e giram junto com eles. “Junto com as pastilhas, os discos de freio são responsáveis por reduzir a velocidade ou parar completamente o veículo. Ao acionar o pedal de freio, as pastilhas pressionam os discos, gerando atrito. Esse atrito converte a energia cinética em calor, desacelerando as rodas”, explica Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.

Mas, há alguns motivos que levam ao comprometimento dos discos de freio. “Quando a superfície do disco vai ficando com uma coloração azulada, de azul claro até mais escuro, é um indicador que essa peça de ferro fundido passou por superaquecimento, prejudicando o sistema de frenagem”, afirma o profissional. Segundo Leite, isto ocorre devido à sobrecarga térmica devido a vários fatores, entre eles, uso excessivo do freio, por exemplo em descidas de serra, não fazer o pré-assentamento da pastilha com o disco, excesso de carga no veículo, material de atrito de baixa qualidade, pinça com êmbolo engripado e ineficiência do freio traseiro. Ele comenta que quando o freio traseiro está inoperante ou funcionando parcialmente acaba sobrecarregando o dianteiro.

“Todos estes fatores levam a sobrecarga térmica e fazem com que a superfície do disco fique azulada e o maior problema é que pode levar a deformações do componente”, adverte. Por isso, é importante que o sistema de freio passe por avaliações periódicas para, assim, garantir com eficácia a redução da velocidade e paradas do veículo.

Leave a Response

2 + treze =