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Dicas de Manutenção

Cuidados na revisão do sistema de freio do veículo

Cuidados na revisão do sistema de freio do veículo
Quando há necessidade da troca das pastilhas, outros itens devem ser avaliados e as condições do disco precisam ser checadas e a limpeza da peça precisa ser efetuada.

Itens de segurança, as pastilhas de freio são compostas por material abrasivo que faz o atrito contra o disco para auxiliar na redução de velocidade do veículo. O desgaste natural da peça ocorre com o uso. Por isso, a recomendação da Jurid, fabricante de componentes do sistema de freio, é fazer a revisão das pastilhas e de outros itens para as condições, garantindo a segurança e eficiência nas frenagens.

Segundo Ana Paola Sartori, gerente da Jurid, os sinais mais comuns de desgaste são ruídos ao acionar o pedal, perda de eficiência da frenagem, vibração ao frear e luz indicativa acesa do painel de instrumentos ou computador de bordo. “Para facilitar a identificação de quando chega a hora da troca, vários modelos de pastilhas de freio possuem sensores eletrônicos ou mecânicos que avisam que a vida útil chegou ao fim, evitando que outras peças do sistema de frenagem se danifiquem antes do tempo”, explica.

É necessário fazer uma avaliação geral nos outros itens do freio, como os discos que devem estar dentro da espessura limite, quando abaixo a eficiência de frenagem pode ser comprometida. A limpeza dos discos, com álcool isopropílico ou detergente neutro, é essencial para evitar que resíduos contaminantes entrem em contato com as pastilhas, provocando espelhamento do material de atrito das peças novas.

“Aproveitando esse momento, o mecânico deve verificar as condições de outros componentes, como pinos deslizantes das pinças, ajustes no freio traseiro, nível do fluido, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas”, comenta Ana Paola. Outro cuidado importante é efetuar o pré-assentamento das pastilhas na oficina e continuar com o dono do carro por 300 km, aproximadamente, com frenagens suaves.

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