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Dicas de Manutenção

Todo o cuidado é pouco quando o assunto é ressulcagem de pneus

Todo o cuidado é pouco quando o assunto é ressulcagem de pneus
A ressulcagem ajuda a preservar o investimento feito na compra de um pneu de carga, prolongando a sua vida útil. Mas o processo deve seguir rígidos padrões de qualidade

Quando o pneu de carga atinge seu limite de segurança, com a profundidade remanescente do sulco chegando a cerca de 3 mm, é hora de trocá-lo ou optar pela ressulcagem. Esse processo remove borracha do fundo dos sulcos para prolongar a vida útil do pneu e maximizar o investimento feito em sua compra. No entanto, é essencial que o serviço seja realizado por um especialista.

“Além de comprometer a segurança do pneu, uma ressulcagem mal executada pode até torná-lo definitivamente inutilizável”, alerta Renato Siqueira, gerente de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus na América do Sul. Ele destaca que nem todos os pneus de carga podem passar por esse processo, sendo fundamental seguir as recomendações específicas de cada modelo, detalhadas nos manuais técnicos do fabricante.

O Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) estabelece diretrizes sobre o uso e a reforma de pneus em veículos automotores. A Resolução CONTRAN nº 913/2022 proíbe o uso de pneus ressulcados em veículos de passeio como carros, ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos, além do eixo dianteiro de ônibus e microônibus. A mesma norma determina que veículos não podem circular com pneus cuja profundidade dos sulcos seja inferior a 1,6 mm. No entanto, a ressulcagem é permitida para pneus de carga, desde que feita conforme as especificações do fabricante e apenas em pneus com a inscrição “Regroovable” ou “Ressulcável” em seus flancos.

Apesar das normas nacionais, alguns estados adotaram legislações próprias que proíbem a ressulcagem de pneus de carga. São Paulo, Paraná e Santa Catarina, por exemplo, possuem restrições para determinadas categorias de veículos. O Rio Grande do Sul proíbe a prática (Lei Estadual 14.363, de 18 de novembro de 2013). Transportadoras devem estar atentas às regulamentações locais para evitar penalidades.

Para garantir segurança e eficiência, a ressulcagem deve ser feita por profissionais capacitados e seguindo as normas técnicas. Inspeções regulares nos pneus ressulcados são fundamentais para identificar sinais de desgaste anormal ou danos estruturais. “A conscientização sobre as regulamentações, legislação local por onde a rota do motorista passa e as boas práticas na manutenção de pneus é crucial para harmonizar economia e segurança no transporte rodoviário de cargas”, conclui Siqueira.
Confira no canal da Continental Pneus no Youtube outras dicas importantes sobre manutenção de pneus. Acesse https://www.youtube.com/@continentalpneus

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