As buchas da suspensão fazem a ligação da bandeja, braços e eixo de torção com a carroceria, mantendo a roda do veículo alinhada, além disso, são responsáveis pela absorção dos impactos e vibrações recebidos pela suspensão. Também ajudam a garantir a estabilidade e o conforto aos ocupantes dos veículos, assim como promovem movimentos mais suaves, reduzindo ruídos e minimizando desgaste de diversos componentes. “Os sinais mais comuns que indicam problemas com as buchas de suspensão são o desgaste irregular dos pneus e ruídos em arrancadas e pisos irregulares”, alerta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata, acrescentando que.
A recomendação é verificar se as buchas estão trincadas ou apresentando folga. Segundo Leite, na hora da manutenção, caso haja algum problema com as buchas, é importante substituí-las brevemente para que não comprometa outras peças como bandeja, pivô e demais componentes periféricos. Ao substituir as buchas da suspensão o especialista deve checar também os amortecedores e molas. “É preciso ter atenção a desgastes, folgas, trincas ou vazamentos”, completa o coordenador .
Os componentes de suspensão atuam em conjunto para garantir estabilidade, dirigibilidade do carro e conforto de seus ocupantes, fazem parte da segurança do veículo, por isso, motoristas devem fazer revisões periódicas em todos os itens com base no manual de manutenção do referido modelo.