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Sumitomo Rubber Industries desenvolve nova técnica para prever ruído de pneus com alta precisão

Sumitomo Rubber Industries desenvolve nova técnica para prever ruído de pneus com alta precisão
A Sumitomo Rubber Industries desenvolveu um novo método de simulação para prever o ruído dos pneus em superfícies reais de estrada com maior precisão

A Sumitomo Rubber Industries desenvolveu um novo método de simulação para prever o ruído dos pneus em superfícies reais de estrada com maior precisão. Ao considerar a vibração transmitida ao pneu causada pelas irregularidades da superfície da estrada e pelas propriedades de absorção do som do pavimento, a nova técnica alcança uma precisão significativamente aprimorada, com o erro entre os valores medidos e os valores previstos para certos tipos de pneus em aproximadamente 1%.

Esse avanço permitirá o desenvolvimento de pneus mais silenciosos, o que, por sua vez, aumentará o conforto dos passageiros. Com a nova técnica, tanto o número de horas trabalhadas quanto o de protótipos necessários serão reduzidos, ajudando a encurtar o tempo de entrega e a economizar recursos. A empresa utilizou esse processo para atender às diversas necessidades dos consumidores, incluindo o desenvolvimento baseado em modelos de pneus e veículos de alto desempenho, enquanto procura pelo desenvolvimento de pneus mais ecológicos.

A Sumitomo Rubber Industries possui uma patente de uma tecnologia para analisar o ruído de padrão, que ocorre quando o desenho da banda de rodagem entra em contato com superfícies irregulares da estrada. As simulações desempenham um papel importante no desenvolvimento de um design padrão de desenho do pneu.

Recentemente, a empresa desenvolveu um novo método de simulação que aprimora técnicas anteriores ao incorporar novos elementos. Esses elementos abordam mudanças nos níveis de pressão sonora causadas pelas irregularidades das estradas, que resultam em vibrações nos pneus e na absorção do ruído. Isso melhorará ainda mais a precisão na previsão do ruído de padrão causado pelos pneus em cenários reais. Os resultados das simulações foram apresentados em uma conferência acadêmica, o Congresso de Outono da Sociedade de Engenheiros Automotivos do Japão 2024, sob o título “Previsão do Ruído de Padrão dos Pneus Considerando a Rugosidade da Superfície da Estrada”.

Ao comparar os resultados da simulação para tipos específicos de pneus com precisão real, a margem de erro foi de aproximadamente 1%, significativamente menor que os 5% coletados com os métodos anteriores. Isso demonstra que uma nova técnica permite simulações mais precisas. Além disso, o tempo de computação foi limitado de um mês para aproximadamente uma semana.

Com o estabelecimento desse método, será possível desenvolver pneus ainda mais silenciosos. Dessa forma, a Sumitomo espera também uma redução no tempo de entrega e no uso de recursos humanos, uma vez que haverá redução nos testes físicos com protótipos de pneus.

Com as regulamentações internacionais sobre emissões de ruído veicular que entraram em vigor em 2024, há uma demanda ainda maior por redução de ruído nos veículos. Principalmente para veículos elétricos, cuja popularidade e demanda estão crescendo e devem continuar aumentando. Como esses veículos não produzem ruído de motor, o som dos pneus torna-se mais coerente em comparação. Pneus mais silenciosos são mais exigidos do que nunca.

A Sumitomo Rubber Industries tem se esforçado consistentemente para produzir pneus mais silenciosos. Por exemplo, realizando a adoção do “Silent Core”, tecnologia proprietária para reduzir a ressonância da cavidade do pneu, ou seja, o ruído causado pela ressonância do ar dentro do pneu. Também foi desenvolvida uma técnica de simulação para mitigar o ruído da interação vibracional entre o veículo e os pneus. Além disso, também foi feito uso de outra técnica proprietária de simulação no desenvolvimento de formatos de pneus que otimizam o desempenho aerodinâmico na proximidade dos pneus em movimento.

A empresa pretende seguir os esforços para avançar nas tecnologias de simulação, a fim de atender cada vez mais e melhor as necessidades de seus consumidores, como pneus de alto desempenho, incluindo para veículos elétricos, e o desenvolvimento baseado em modelos, enquanto busca o desenvolvimento de pneus mais ecológicos por meio do uso eficiente de recursos.

Em março de 2023, a SRI apresentou o conceito único de Economia Circular para a Indústria de Pneus, denominado TOWANOWA, que possui uma estrutura de dois anéis, com um “Anel Sustentável”, composto por cinco processos na cadeia de valor, e um “Anel de Dados”, que conecta grandes volumes de dados coletados em cada processo. O objetivo é fornecer um novo valor ao compartilhar e utilizar dados entre os dois anéis.

Essa nova técnica de simulação permitirá utilizar os dados obtidos por meio do processo de Planejamento e Design, possibilitando o desenvolvimento de pneus mais silenciosos, com desempenho aprimorado e menor uso de recursos.

Por meio do TOWANOWA, o Grupo Sumitomo Rubber acelerará ainda mais os esforços para promover e praticar a Gestão ESG, contribuindo para o alcance da neutralidade de carbono até 2050 e para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável.

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