Com a chegada do verão, o ar-condicionado automotivo se torna um aliado indispensável para enfrentar as altas temperaturas. Mesmo que muitas vezes negligenciado, esse componente também precisa de cuidados. Pensando nisso, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, traz informações essenciais sobre como manter o ar condicionado funcionando perfeitamente e prolongar sua vida útil.
O ar-condicionado dos carros funciona pelo ciclo de compressão e expansão de um gás refrigerante. O compressor comprime o gás, que passa pelo condensador para dissipar calor e se transformar em líquido. Na válvula de expansão, a pressão e temperatura diminuem, e no evaporador, o líquido absorve o calor do ar, resfriando-o antes de enviá-lo ao interior do veículo. Para que o sistema não apresente problemas algumas atitudes são necessárias:
1- Realize manutenção periódica: agende inspeções regulares para verificar o estado de todos os componentes.
2- Limpeza dos filtros: troque ou limpe os filtros de ar a cada 6 a 12 meses para garantir eficiência.
3- Recarga de gás refrigerante: se notar redução no desempenho, consulte um especialista para realizar a recarga de gás.
4- Inspeção visual: verifique se a correia do compressor e a tubulação estão em bom estado.
5- Uso frequente: ligue o ar-condicionado mesmo nos dias frios para evitar a deterioração do sistema.
Quando substituir componentes do ar-condicionado?
Entender o funcionamento do ar-condicionado do carro e seguir essas orientações contribui para viagens mais agradáveis e para a durabilidade do sistema. “Os filtros devem ser substituídos a cada 6 a 12 meses, dependendo do ambiente e da frequência de uso. O gás refrigerante deve ser renovado seguindo a periodicidade indicada no manual do proprietário. Já as correias e outros componentes precisam ser trocados conforme as especificações do fabricante”, afirma Danilo Silva, engenheiro de Aplicações da Motul.
A escolha de produtos de alta qualidade, como os da Motul, assegura maior proteção e confiabilidade, contribuindo para um funcionamento mais eficiente e sustentável do veículo. Seguir essas práticas é uma decisão técnica e estratégica para maximizar a performance e a segurança no verão e em todas as estações.’