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Lançamentos

Randoncorp apresenta soluções inovadoras com novos materiais, segurança e sustentabilidade

Randoncorp: verticais Autopeças e Controle de Movimentos apresentam soluções inovadoras com novos materiais, segurança e sustentabilidade
Novidades das empresas Castertech, JOST Brasil, Master Freios, Suspensys, e da Frasle Mobility, com as marcas Fras-le e Composs, podem ser conferidas no evento

As unidades de negócios das verticais Autopeças e Controle de Movimentos da Randoncorp participam juntas da principal feira da América Latina no setor de transporte rodoviário de cargas. Na 24ª Fenatran, que ocorre de 4 a 8 de novembro em São Paulo (SP), soluções inovadoras em autopeças, focadas em segurança, rentabilidade e sustentabilidade, serão apresentadas para demonstrar como o desenvolvimento contínuo pode potencializar uma operação segura, contribuir para o meio ambiente e melhorar o desempenho e a eficiência de veículos e seus componentes. O visitante poderá conferir os lançamentos no estande localizado na Rua E88 do pavilhão principal da feira no São Paulo Expo.

Autopeças para veículos comerciais: inovação, nanotecnologia e novas soluções em um portfólio ampliado

 

Suspensys, um dos maiores players globais no desenvolvimento de tecnologias para sistemas de suspensões e eixos e eletromobilidade, concentra suas novidades, principalmente na expansão de portfólio. A empresa lança na Fenatran novos produtos, principalmente com foco em eletrônica embarcada, como a tecnologia T-EBS, que potencializa a segurança do veículo, principalmente durante a frenagem, evitando tombamentos na estrada.

O Electronic Braking System (EBS) para semirreboques é um módulo de controle eletrônico desenvolvido para otimizar os sistemas de freio a ar convencionais em veículos pesados. A tecnologia passa a ser obrigatória a partir de 2025, conforme Resolução nº 954 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O sistema desenvolvido pela Suspensys utiliza sensores e controladores eletrônicos para gerenciar a frenagem de forma mais eficiente, proporcionando uma resposta mais rápida e precisa em comparação com os sistemas tradicionais, além de aumentar a segurança do veículo por incluir controle anti-tombamento, garantindo toda conformidade com a legislação brasileira.

Outra solução apresentada será o novo Eixo Autodirecional PSYS Low Mount, que proporciona facilidade em manobras, estabilidade, economia de combustível e melhor controle em curvas. A linha é preparada para o aumento da capacidade de carga em 10 toneladas, conforme legislação brasileira, e conta também com alinhamento automático das rodas, que reduz o desgaste desigual e contribui para uma menor redução de danos ao pavimento devido ao uso de suspensão pneumática.

O público também poderá conferir no espaço a solução de eletromobilidade e-Sys, sistema de tração auxiliar elétrico único na América Latina que oferece um conceito inovador e sustentável e conta com um algoritmo inteligente especialmente criado para avaliar as condições de operação e uso, atuando na recuperação de energia gerada durante movimentos de descida e frenagem para momentos de necessidade de tração como subidas e ultrapassagens, gerando maior economia de combustível, reduzindo os desgastes dos componentes e as emissões dos gases do efeito estufa no meio ambiente.

Economia na operação é o foco da Master Freios, especializada na produção de freios pneumáticos e hidráulicos, nas versões a disco e tambor, para caminhões, ônibus, reboques e semirreboques. O destaque será o LWS Master (Lining Wear Monitoring System), sensor em tempo real do desgaste da lona do freio, que gera dados precisos para um planejamento eficiente. Isso significa menos paradas desnecessárias e mais dados sobre rotas para avaliação do motorista. O LWS Master conta com integração ao Randon Smart, que otimiza a trajetória do motorista e possibilita o planejamento do trajeto, as paradas de manutenção e troca da lona de freio. Além da plataforma, a tecnologia também contará com um aplicativo próprio, para atender as necessidades e diversas aplicações do mercado.

Em nanotecnologia a novidade é a aranha de freio (spider) desenvolvida com partículas de nióbio, o que permite diminuir o peso do componente, mantendo as características de resistência e de durabilidade. Construída em ferro fundido de alta resistência e montada com buchas de inox na ancoragem para maior resistência à corrosão e desgaste. O produto é resultado de pesquisa conjunta com Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE.

Especializada em soluções de sistemas de rodagem e suportes fundidos e usinados, a Castertech terá, no portfólio em destaque na feira, a linha-conceito N-Series Materials, com cubo de roda, tambor de freio e suportes fundidos desenvolvidos com nanotecnologia, também de pesquisa conjunta com Instituto Hercílio Randon (IHR) e NIONE. A tecnologia permite uma redução significativa no peso das peças para caminhões, ônibus e implementos rodoviários, sem comprometer a resistência, resultando em menor desgaste e maior durabilidade. A linha N-Series está em fase de desenvolvimento pela companhia, visando alcançar mercados nacionais e internacionais, com destaque para a família de cubos de roda, item essencial na segurança do veículo, desempenhando um papel importante tanto na qualidade de rodagem quanto na frenagem.

Já a JOST Brasil lança na Fenatran a nova família de produtos chamada BRAVO. O lançamento é de aparelhos de levantamento para semirreboques, disponível no modelo BR240. Com engenharia brasileira e certificado em qualidade internacional, o produto é fabricado com materiais de alta resistência e tem a sustentabilidade em foco, pois reduz a utilização de soldas e graxa em até 40%. Essa nova linha proporciona facilidade de montagem, maior segurança, com a eliminação da posição neutra, evitando descidas involuntárias do aparelho, além de contar com redução de peso e alta eficiência. Além do aparelho tradicional, a empresa também apresenta o modelo totalmente elétrico, que reduz o esforço do motorista, gerando maior conforto, ergonomia e segurança, que conta com modo de acionamento manual de emergência e um tempo de apenas 75 segundos.

Materiais compósitos estruturais e componentes para veículos elétricos são as estrelas da Frasle Mobility

Manter a vida em movimento por meio de um ecossistema de soluções inteligentes e sustentáveis. Esta é a missão da Frasle Mobility, reforçando sua estratégia de negócio como uma empresa global focada na segurança e na inovação em seus produtos e serviços para os clientes e parceiros. Com tecnologia avançada e sustentabilidade, a empresa desenvolve, produz e comercializa autopeças e serviços para diversas aplicações, que compõem um portfólio completo para o controle de movimentos.

Conectada com o futuro e as tendências de mobilidade, a empresa tem uma trajetória consolidada de proximidade com os clientes e é a principal parceira no fornecimento de materiais de fricção para montadoras, avançando mais recentemente também em outras linhas de produtos, em especial de materiais compósitos estruturais. O público presente na Fenatran poderá conferir os destaques de linhas de produtos para veículos comerciais das marcas Composs e Fras-le.

A Composs, pioneira na América Latina em componentes estruturais produzidos a partir de materiais compósitos, oferece uma alternativa aos componentes tradicionais produzidos a partir de metais.  Com possibilidade de aplicação em diferentes segmentos da mobilidade, feitos a partir de fibras estruturais e uma variada gama de polímeros permitem a redução de peso, enquanto mantêm ou incrementam a performance técnica e possibilitam uma grande liberdade de design. Esses atributos possibilitam uma diminuição do consumo de combustível do veículo no qual são aplicados, contribuindo para uma menor emissão de gases do efeito estufa. A Composs mantém ainda um processo de fabricação menos agressivo ao meio ambiente, com reduzida geração de resíduos.

Estarão em exposição na feira novidades na linha de molas de suspensão, livres de corrosão e que proporcionam maior amortecimento. Serão três modelos em destaque: para implementos rodoviários, 42% mais leve que o mesmo item na versão metálica; para caminhões, com estimativa de até 33% na redução de peso na comparação com peça similar em aço; e para veículos recreativos, o que possibilita redução de ruídos e é 25% mais leve no comparativo de mercado.

Outros dois novos produtos também fazem parte do portfólio na Fenatran. Um deles é o para-lama para implemento florestal, 60% mais leve, mais flexível, fácil de montar e resistente ao impacto. O outro é a travessa de chassis para automóveis, que além das vantagens de ser livre de corrosão e mais leve, confere uma flexibilidade maior de design. O público ainda poderá conferir as soluções já fornecidas para parceiros estratégicos, como a Randon e a Iveco, nas linhas de suportes de para-lamas para implementos rodoviários e para lanternas para caminhões.

Buscando estar sempre na vanguarda da tecnologia, a Fras-le, marca icônica do mercado com 70 anos de atuação tem como um marco relevante a liderança no fornecimento de materiais de fricção para todas as montadoras de caminhões, ônibus e semirreboques do país. Dois lançamentos recentes de produtos destinados para veículos comerciais pesados estarão em evidência: as pastilhas de freio Fras-le Ehnergy HD e Fras-le HDPro.

Desenvolvidas especialmente para veículos pesados elétricos e híbridos, as pastilhas de freio Fras-le Ehnergy HD apresentam material de fricção com alta capacidade de frenagem e reduzida propensão a ruídos de freio, proporcionando o máximo em segurança e conforto. Com uma formulação exclusiva, as pastilhas de freio Fras-le HDPro conferem maior durabilidade de pastilhas e disco para veículos comerciais em aplicações Stop&Go, sendo uma solução de fricção adequada para BRT (Bus Rapid Transit) e ônibus em ambiente urbano.

Ambos os modelos contam com um avançado sistema de retenção mecânica, que atua para impedir o desplacamento. Também recebem revestimento de fricção extra, o que aumenta a segurança e melhora a performance no período de assentamento. Os componentes apresentam ainda ranhura em “V”, evitando o acúmulo de detritos em condições mais severas, diminuindo o desgaste.

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