fbpx
Dicas de Manutenção

Foton fechou parceria com SENAI para treinar reparadores das concessionárias da marca

Foton fechou parceria com SENAI para treinar reparadores das concessionárias da marca
niciativa tem como objetivo manter a excelência do atendimento de pós-venda da Foton no País

Com o objetivo de manter a excelência de seus serviços de pós-venda e atendimento aos clientes no Brasil, a Foton realizou uma parceria com o SENAI Ipiranga, em São Paulo (SP), para treinar as equipes de oficina de suas concessionárias.

O primeiro treinamento foi voltado à manutenção de veículos que estão prestes a chegar ao País e recebeu profissionais especializados em reparação automotiva de diversas concessionárias do Brasil. O curso teve como foco principal as picapes Tunland, o caminhão semileve Aumark S 315 AMT e o caminhão semipesado Auman 17T, que foram apresentados ao mercado brasileiro no último mês de junho, estão atualmente em fase de homologação e começarão a ser vendidos no País nos próximos meses.

O treinamento também promoveu uma reciclagem em relação aos caminhões da linha Aumark S que a Foton já comercializa no Brasil: o semileve Aumark S 315 MT, os leves Aumark S 715 e Aumark S 916, além do médio Aumark S 1217.

O curso foi ministrado por profissionais do departamento técnico da matriz chinesa da Foton. São instrutores que viajam por vários países para disseminar seu conhecimento entre os colaboradores da Foton e padronizar a excelência dos serviços de pós-venda da montadora ao redor do mundo.

“Escolhemos o SENAI Ipiranga para sediar esse treinamento, pois trata-se de uma instituição de excelência em formação técnica”, diz Darren Lu, Diretor Geral da Foton no Brasil. “Suas instalações modernas e bem equipadas oferecem um ambiente ideal para um aprendizado prático sobre nossos veículos. As equipes de oficina de nossas concessionárias saíram de lá preparadas para atender nossos clientes com o máximo de eficiência”.

A programação prevê mais treinamentos voltados a reparadores de concessionárias nos próximos meses.

Treinamento sobre sistema elétrico, motor e transmissão dos veículos

“O treinamento abordou aspectos fundamentais como circuitos elétricos, diagnóstico de falhas e sistemas eletrônicos de controle”, explica Darren. “No que diz respeito ao motor, foram discutidos princípios de funcionamento, componentes principais e diagnóstico de falhas. Quanto à transmissão, o treinamento incluiu o funcionamento dos sistemas de transmissão manual e automatizada, além de aspectos de manutenção e características do produto. Em todas as aulas, tivemos a chance de conhecer novas tecnologias e enriquecer nosso conhecimento com as trocas de informações. Também foram abordadas técnicas básicas de conserto de defeitos, proporcionando uma visão abrangente para lidar com diferentes situações no dia a dia da manutenção dos veículos Foton”.

O impacto positivo do treinamento nos serviços de pós-venda da Foton será significativo, com diagnósticos mais precisos e intervenções mais eficazes. Isso resultará em atendimentos mais rápidos e eficientes, aumentando a satisfação dos clientes.

Aumark S 315 AMT, Tunland e Auman 17T

Com previsão de lançamento no Brasil até o final deste ano, o Aumark S 315 AMT tem Peso Bruto Total (PBT) de 3.500kg e é ideal para operações logísticas de pequenas, médias e grandes empresas que necessitam transportar mercadorias, ferramentas e equipamentos dentro de ambientes urbanos e entre cidades.

Com motor Cummins 2.5 de 150 cv e 400 Nm de torque, o veículo tem transmissão manual automatizada (AMT) de cinco velocidades fabricada pela ZF. A tecnologia proporciona uma experiência de condução mais confortável e eficiente, especialmente em tráfego urbano intenso, onde as trocas de marcha frequentes podem ser cansativas para o motorista.

As picapes Tunland, por sua vez, começarão a ser vendidas no Brasil no começo de 2025. Os veículos vêm com motor 2.0L diesel Aucan e motor elétrico de 48V da Valeo de 4 cilindros com turbocompressor tipo VGT (Turbocompressor de Geometria Variável), sendo os únicos modelos híbridos a diesel/elétrico do mercado brasileiro. Trata-se de um sistema capaz de entregar até 175 cv de potência máxima e 450 Nm de torque máximo, garantindo desempenho excepcional, tanto para o transporte de cargas como para aventuras off-road.

Já o caminhão semipesado Auman 17T tem PBT de 17 toneladas e vem equipado com motor Cummins F4.5L, com 220 cv de potência e 820 Nm de torque. A transmissão manual de 6 velocidades da ZF, por sua vez, otimiza o consumo de combustível e a se adapta às condições de carga e terreno, garantindo uma operação eficiente e econômica.

Leave a Response

14 − dois =