fbpx
Dicas de Manutenção

Como avaliar o desgaste do sistema de freio a tambor

Para saber se a substituição da peça é necessária, o reparador deve verificar se a medida de desgaste do tambor atingiu o limite recomendado e inspecionar a superfície da pista em busca de irregularidades, sulcos e trincas

O sistema de freio a tambor, muito usado na parte traseira do veículo é responsável por promover o atrito para ajudar a desacelerar o veículo. Item de segurança, composto por diversas peças, entre elas, lonas, molas, tubulação, cilindro e regulador, deve estar em boas condições para que a frenagem seja eficiente. Por isso, a Fremax, marca premium de componentes para sistema de freios, apresenta algumas orientações aos reparadores na hora da manutenção.

 

Como avaliar o nível de desgaste 

Ao fazer o reparo, a fabricante recomenda, após a retirada do tambor de freio, avaliar a medida limite de desgaste da peça, se há trincas, sulcos, avarias. Caso haja irregularidades na superfície da pista, é necessário fazer a troca do tambor de freio para não correr o risco de desgastar prematuramente lonas novas.

O sistema de freio a tambor, muito usado na parte traseira do veículo é responsável por promover o atrito para ajudar a desacelerar o veículo. Item de segurança, composto por diversas peças, entre elas, lonas, molas, tubulação, cilindro e regulador, deve estar em boas condições para que a frenagem seja eficiente. Por isso, a Fremax, marca premium de componentes para sistema de freios, apresenta algumas orientações aos reparadores na hora da manutenção.

 

Como avaliar o nível de desgaste 

Ao fazer o reparo, a fabricante recomenda, após a retirada do tambor de freio, avaliar a medida limite de desgaste da peça, se há trincas, sulcos, avarias. Caso haja irregularidades na superfície da pista, é necessário fazer a troca do tambor de freio para não correr o risco de desgastar prematuramente lonas novas.

Leave a Response

5 × 2 =