Vedamotors está entre as vencedoras do Prêmio Ser Humano Santa Catarina de 2024

As comemorações de aniversário de 33 anos da Vedamotors neste mês de setembro ganharam um toque muito especial: o case “NOSSA VEDA: comunicação humanizada sustentando engajamento e crescimento da organização” está entre os Vencedores do Prêmio Ser Humano, da Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina (ABRH-SC), na Categoria Desenvolvimento. A entrega da premiação será no dia 7 de novembro.
“Recebemos a notícia dessa importante conquista em um período de celebrações na empresa. O NOSSA VEDA foi se tornando mês a mês o nosso principal canal de comunicação interna. Ele promoveu a criação de espaços valiosos de diálogo, aproximando os colaboradores da empresa e a empresa dos colaboradores”, afirma Eziel Maciel, Diretor Executivo da Vedamotors.
O NOSSA VEDA começou a ser desenhado em 2021, após uma pesquisa de clima organizacional apontar a necessidade de mais comunicação entre o time de gestão e os colaboradores. “Percebemos que era necessário implantar uma política de comunicação interna para compartilhar as nossas estratégias e os nossos resultados com toda a equipe, criando um espaço que transmitisse informações de forma simples e para todos. E mostramos aos líderes que eles seriam os melhores embaixadores desse processo”, conta Aline Kammers Vieira, Gerente de Gente e Gestão.
O primeiro passo nesse sentido foi dado no início de 2022, com a organização de Reuniões Quadrimestrais, durante as quais Maciel passou a apresentar, em turnos, um panorama geral da empresa. “Mas como o intervalo entre esses encontros era muito longo, tivemos a ideia de criar reuniões mensais entre as lideranças e seus times para apresentação dos principais pontos do período”, lembra Aline.
O diferencial, segundo ela, foi definir que o material dessas reuniões mensais seria preparado pelo time de Gente e Gestão, adotando, assim, um único discurso a ser compartilhado com toda a empresa. Na prática, a Vedamotors desenvolveu uma comunicação face a face e, ao mesmo tempo, integrada. Como resultado, os colaboradores estão mais conectados, alinhados e engajados, conhecendo os caminhos que a empresa está percorrendo.
Aline ressalta que novas pesquisas têm mostrado a melhoria da comunicação na empresa: “Hoje, todas as áreas querem incluir assuntos relevantes no NOSSA VEDA, pois perceberam como essa ferramenta simples de comunicação tem sido assertiva e abrangente.”