Fremax aponta como o pré-assentamento garante eficiência e vida útil de discos e pastilhas de freio
Os discos e as pastilhas são componentes fundamentais do sistema de freio. Por isso, os motoristas não devem descuidar na hora da manutenção para que sempre estejam em boas condições de uso. Por ser um sistema tão importante e ligado à segurança do veículo, a Fremax recomenda alguns cuidados ao fazer a manutenção. “Ao finalizar a aplicação dos novos discos de freio e pastilhas, para alcançar o máximo desempenho do sistema, é fundamental realizar o pré-assentamento”, afirma Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Fremax.
Porque fazer o pré-assentamento
Segundo Leite, o pré-assentamento deve ser feito assim que inicia o contato da pastilha nova com o disco de freio novo. “Nesse momento, deve-se evitar o superaquecimento, por isso as primeiras frenagens precisam ter progressividade para que haja um princípio de assentamento entre as partes e uma perfeita troca de calor para que tudo isto garanta a durabilidade das peças”, ressalta o coordenador da Fremax, ressaltando também que a medida também é importante para o bom desempenho e eficiência do sistema de frenagem.
Como fazer o pré-assentamento
Após a instalação dos componentes do sistema de freio, é preciso realizar de 8 a 10 frenagens de 60 km/h, reduzindo para 40 km/h. Em seguida, efetuar de 8 a 10 frenagens de 40 km/h até a parada do veículo. É recomendável também, nos primeiros 300 km, os motoristas usarem os freios moderadamente.
Com um parque fabril de 25 mil m², em Joinville-SC, a Fremax conta com amplo portfólio de produtos do sistema de frenagem, com mais de 100 mil aplicações. Produz mais de 5 milhões de peças por ano, distribui em mais de 550 pontos pelo Brasil e tem clientes em mais de 70 países.