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Vendas

Pelo 3º mês seguido, veículos 100% elétricos lideram vendas de eletrificados no Brasil

Modelos Plug-in consolidam o bom desempenho de fevereiro, com 70% das vendas

Pelo terceiro mês seguido, os veículos 100% elétricos (BEV) lideraram as vendas de eletrificados leves no mercado nacional em fevereiro, com 3.639 emplacamentos, ou 34,8% do total neste segmento (10.451). Eles foram seguidos de perto pelos veículos elétricos híbridos com recarga externa (PHEV), com 3.594 unidades vendidas, ou 34,4%. Os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV e MHEV) chegaram a 30,8% (3.218).

A consolidação dos BEV abre um novo capítulo na história do mercado brasileiro de eletromobilidade. Os veículos 100% elétricos – puxados pelos modelos da BYD e da GWM – já tinham liderado as vendas do segmento em dezembro de 2023 e janeiro de 2024.

Dez/23: 16.279 eletrificados emplacados

  • BEV: 6.018 (37%)
  • PHEV: 5.353 (33%)
  • HEV+HEV flex+ MHEV: 4.908 (30%)

Jan/24: 12.026

  • BEV: 4.358 (36,3%)
  • PHEV: 3.910 (32,5%)
  • HEV+HEV flex + MHEV: 3.758 (31,2%)

Fev/24: 10.451

  • BEV: 3.639 (34,8%)
  • PHEV: 3.594 (34,4%)
  • HEV+HEV flex + MHEV: 3.218 (30,8%)

Em outro mês de vendas aquecidas, fevereiro de 2024 consolidou uma tendência de crescimento dos veículos elétricos com recarga externa (plug-in), que atingiram o patamar recorde de 70% do total de eletrificados emplacados. Segundo a ABVE Data, a participação dos plug-in (BEV + PHEV) nas vendas de eletrificados chegou a 69,2% do total em fevereiro, ficando os outros 30,8% para os híbridos sem recarga externa (HEV +HEV flex + MHEV). Em janeiro, essa participação tinha sido de 68,7%. O primeiro bimestre de 2024, portanto, confirma a evolução verificada ao longo do ano passado, que inverteu a tendência do mercado nacional de eletrificados, dominado até 2022 pelos híbridos elétricos com motor flex a etanol, sem recarga externa.

Amadurecimento do mercado

“Os números indicam um amadurecimento muito rápido do mercado brasileiro de eletromobilidade”, disse o presidente da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), Ricardo Bastos. “O consumidor brasileiro demonstra uma confiança crescente nas novas tecnologias e se aproxima cada vez mais do perfil dos mercados europeus, liderados pelos veículos plug-in e, dentres estes, pelos BEV 100% elétricos”, acrescentou.

Com os 10.451 emplacamentos de fevereiro, a participação de mercado (market share) dos eletrificados sobre as vendas domésticas totais de automóveis e comerciais (155.283, segundo a Fenabrave) chegou a 7% em fevereiro. Desde dezembro de 2023, essa participação tem se apresentado acima dos 5%, o que sinaliza a maior inserção da eletromobilidade no mercado brasileiro.

  • Novembro/2023: 5% (10.601 veículos)
  • Dezembro/2023: 7% (16.279)
  • Janeiro/2024: 8% (12.026)
  • Fevereiro/2024: 7% (10.451)

Os números de veículos BEV vendidos em fevereiro foram especialmente notáveis. Os 3.639 emplacados no último mês correspondem a um aumento expressivo de 470% sobre as vendas dessa tecnologia em fevereiro de 2023 (638 veículos). Os híbridos plug-in (PHEV) também se destacaram. Os 3.594 emplacamentos de fevereiro representam um aumento de 193% sobre fevereiro de 2023 (1.227). Já os híbridos convencionais sem recarga externa (HEV flex, HEV e MHEV) totalizaram 3.218 unidades em fevereiro, ou 32,5% acima das vendas de fevereiro de 2023 (2.429).

Crescimento das vendas

Apesar do aumento entre 10% e 12% das alíquotas do Imposto de Importação de veículos elétricos e híbridos em janeiro, o mercado total de eletrificados (BEV+PHEV+HEV/MHEV) seguiu em crescimento acelerado neste início de 2024. Os 10.451 eletrificados de fevereiro foram a melhor marca para o mês em toda a série histórica da ABVE, com um aumento impressionante de 143% sobre fevereiro de 2023 (4.294).

Porém, em relação a janeiro de 2024 (12.026), houve uma queda de 13%, explicável pelo menor número de dias do mês e os feriados do Carnaval. Já o acumulado dos dois primeiros meses de 2024 (22.477) apresenta um crescimento expressivo de 155,5% sobre o mesmo bimestre de 2023 (8.797), indicando o vigor do mercado nos últimos 14 meses.

O avanço da infraestrutura de recarga tem sido um fator crucial para o aumento da participação de mercado dos veículos elétricos, reduzindo as preocupações dos consumidores em relação ao abastecimento. Empresas como Raízen, BYD, Ipiranga, Tupinambá, EZVolt, Vibra e outras têm desempenhado papel significativo na expansão dos pontos públicos de recarga.

Modelos mais emplacados

Em relação aos modelos e montadoras, as empresas chinesas BYD e GWM seguiram na liderança dos emplacamentos de veículos elétricos no Brasil. A BYD contribuiu com 42,37% do total de emplacamentos em fevereiro, com seu modelo Song Plus GS DM sendo o mais emplacado, seguido pelo Dolphin GS 180 EV.

Montadoras que mais emplacaram veículos eletrificados em fevereiro de 2024:

1º – BYD (4.428)

2º – GWM (1.715)

3º – Toyota (1.548)

4º – CAOA Chery (590)

5º – Volvo (338)

Modelos mais emplacados em fevereiro de 2024:

1º – Song Plus GS DM / BYD (PHEV)

2º  – Dolphin GS 180 EV / BYD (BEV)

3º – Corolla Cross XRX Hybrid / TOYOTA (HEV flex)

4º – Dolphin Plus  310 EV / BYD (BEV)

5º – Haval H6 PREM PHEV / GWM (PHEV)

Estados e municípios

São Paulo seguiu na liderança dos estados que mais emplacaram veículos eletrificados em fevereiro, com 3.497 unidades, seguido pelo Distrito Federal com 991 veículos e Rio de Janeiro com 786 veículos. Juntos, esses três estados representaram 50,5% do total de emplacamentos do mês.

 

 

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