fbpx
Autopeças

Mecanizou reforça plano de expansão em São Paulo e foca na tecnologia para venda e melhor experiência do cliente em 2024

Startup que conecta oficinas mecânicas e revendedores a fornecedores de peças automotivas, faz balanço de 2023 e se prepara para o próximo ano

Para a Mecanizou – startup que conecta oficinas mecânicas e revendedoras a fornecedores de peças automotivas – o ano de 2023 foi marcado por um significativo progresso e consolidação. Com base estabelecida na Zona Norte de São Paulo e o compromisso de inovar e crescer, a empresa se prepara para um 2024 promissor, onde a meta é expandir a atuação de sua solução por toda grande São Paulo, incluindo a região do Grande ABC e Guarulhos.

A empresa almeja também, continuar promovendo a transformação do mecânico em um usuário cada vez mais digital, com o lançamento de novos produtos e funcionalidades no aplicativo da Mecanizou. “Uma das coisas mais valiosas que temos em nossa startup é o desenvolvimento de uma tecnologia única e proprietária para reconhecimento de veículos e peças, facilitando a conexão entre as oficinas e os fornecedores. Sabemos que a tecnologia é transformadora e queremos que ela alcance cada vez mais pessoas dentro do nosso setor de atuação”, enfatizou Ian Faria, CEO da Mecanizou.

Em 2023, a empresa lançou a versão repaginada da plataforma “Área do Mecânico”, que conta com mais de 600 mil peças disponíveis provenientes de 200 fábricas de peças disponíveis e 300 fornecedores integrados com estoque em tempo real, o que representa um marco importante no desenvolvimento da startup.

Além disso, após a captação bem-sucedida de sua segunda rodada de investimento, no valor de US$14,5 milhões (R$76 milhões), liderado pela Monashees no início do ano, a startup concentrou-se em avançar na consolidação do produto, fortalecer o time de colaboradores, aprimorar a governança e reforçar relacionamentos com clientes e fornecedores. O crescimento exponencial e a expansão geográfica permitiram à Mecanizou mais do que dobrar sua base de clientes ativos, triplicando sua margem bruta, destacando a aceitação no mercado e a assertividade da estratégia de crescimento.

“Construímos um time muito forte e olhamos para dentro, reafirmando nosso compromisso em desenvolver um formato escalável de crescimento, considerando especialmente a relação entre escala e economia,” afirma o executivo.

A combinação entre evolução tecnológica e expansão geográfica, aliadas a uma estabilidade financeira sólida, traz robustez para a marca. “Ao mantermos nosso foco em tecnologia para vendas de peças e expandirmos a atuação da empresa para outras regiões. Estamos comprometidos em oferecer soluções avançadas com as necessidades das oficinas mecânicas, prezando sempre pelo equilíbrio de crescimento e qualidade, pois nossa fidelização é chave do sucesso. Existem clientes que compram desde o primeiro mês da Mecanizou e continuam crescendo em volume com a gente até hoje”, reforça Faria.

Sobre a Mecanizou

Fundada em 2020 por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é uma startup que vem transformando o mercado de autopeças, trazendo mais transparência, simplicidade e agilidade, com a digitalização dos serviços. Por meio da tecnologia proprietária e inteligência de dados, a empresa possibilita a conexão entre as oficinas mecânicas e a indústria automotiva, a fim de promover a digitalização do setor e tornar a compra de peças mais fácil, precisa, inteligente, econômica e produtiva. No início de 2023, a startup anunciou rodada de investimentos no valor de US$14,5 milhões (R$76 milhões), liderado pela Monashees, pioneira na indústria de capital de risco no Brasil e na América Latina, o aporte contou também com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital, e é a segunda rodada em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2022, a empresa já havia captado US$ 4 milhões em rodada seed. Mais informações em www.mecanizou.com. 

Leave a Response

vinte − catorze =