A indústria automotiva testemunhou uma transformação significativa no processo de aquisição de peças, impulsionada pelo advento da digitalização e das plataformas de comércio eletrônico. O crescimento notável da prática da compra digital de autopeças incentiva cada vez mais mecânicos a adotarem uma abordagem inovadora, oferecendo a eles facilidade de acesso a uma ampla gama de produtos, a precisão nas especificações, preços competitivos e transparência financeira, além do aumento da produtividade e a disponibilidade de suporte técnico especializado.
Segundo Ian Faria, CEO da Mecanizou, startup que conecta oficinas mecânicas e revendedoras a fornecedores de peças automotivas, além da conveniência de acesso contínuo a um amplo inventário de peças, os mecânicos também se beneficiam da precisão das especificações, o que reduz erros de pedido e incompatibilidades com os veículos dos clientes. “Outra vantagem está na transparência dos preços e na capacidade de comparar ofertas de diferentes fornecedores, o que garante a economia de custos sem comprometer a qualidade. Com uma maior produtividade e acesso a suporte técnico especializado, os mecânicos podem dedicar mais tempo e recursos à manutenção e reparo dos veículos, fortalecendo assim sua reputação e satisfação do cliente.”, completou o executivo.
Comprar autopeças online oferece acesso 24 horas por dia, 7 dias por semana, a uma ampla variedade de produtos automotivos, eliminando a necessidade de visitar pessoalmente múltiplos fornecedores. Além disso, plataformas digitais, a exemplo da Mecanizou, fornecem informações detalhadas sobre as peças, incluindo especificações técnicas, números de peças e compatibilidade com modelos de veículos específicos, garantindo a seleção correta das peças necessárias. Os especialistas da startup listaram 5 motivos para optar pela compra digital, confira:
- Facilidade de acesso
Comprar peças online significa ter acesso de forma ilimitada a uma ampla variedade de produtos automotivos, eliminando a necessidade de visitar pessoalmente fornecedores, desburocratizando esse processo que pode gerar atrasos diretos no serviço ao cliente.
- Precisão nas especificações
A partir dos dados simples do veículo, plataformas digitais, como a Mecanizou, conseguem fornecer informações detalhadas sobre as peças, incluindo especificações técnicas, números de peças e compatibilidade com modelos de veículos específicos, garantindo a seleção correta das peças necessárias.
- Preços competitivos e transparência financeira
Ao comprar online, os mecânicos têm a vantagem de comparar preços de diferentes e fornecedores em tempo real, permitindo que escolham as opções mais econômicas sem sacrificar a qualidade. A transparência dos preços elimina surpresas desagradáveis no momento do pagamento.
- Aumento da produtividade
Ao reduzir o tempo gasto em pesquisas e compras presenciais, os mecânicos podem focar mais tempo e energia na reparação e manutenção dos veículos, o que aumenta a eficiência operacional e o potencial de lucro.
- Rastreabilidade e suporte técnico
As plataformas digitais normalmente oferecem recursos de rastreamento de pedidos em tempo real, além de suporte técnico especializado para auxiliar os mecânicos em qualquer dúvida ou problema que possam enfrentar durante o processo de compra e utilização das peças.
Sobre a Mecanizou
Fundada em 2020 por Ian Faria e André Simões, a Mecanizou é uma startup que vem transformando o mercado de autopeças, trazendo mais transparência, simplicidade e agilidade, com a digitalização dos serviços. Por meio da tecnologia proprietária e inteligência de dados, a empresa possibilita a conexão entre as oficinas mecânicas e a indústria automotiva, a fim de promover a digitalização do setor e tornar a compra de peças mais fácil, precisa, inteligente, econômica e produtiva. No início de 2023, a startup anunciou rodada de investimentos no valor de US$14,5 milhões (R$76 milhões), liderado pela Monashees, pioneira na indústria de capital de risco no Brasil e na América Latina, o aporte contou também com a participação de Alexia Ventures, FJ Labs e Dalus Capital, e é a segunda rodada em pouco mais de um ano. Em janeiro de 2022, a empresa já havia captado US$ 4 milhões em rodada seed. Mais informações em www.mecanizou.com.