fbpx
Negócios

Stellantis se tornará acionista estratégica da Leapmotor com investimento de 1,5 bilhão de euros e reforçará o negócio global de veículos elétricos da Leapmotor

Aproveitando os pontos fortes de ambas as empresas, a Stellantis e Leapmotor iniciam uma relação estratégica global que visa criar uma potência na mobilidade EV altamente competitiva e eficiente na China e em todo o mundo

A Stellantis N.V. e a Leapmotor anunciaram hoje que a Stellantis planeja investir cerca de 1,5 bilhão de euros para adquirir aproximadamente 20% da Leapmotor, tornando a Stellantis uma acionista relevante. O acordo também descreve a formação da Leapmotor Internacional, uma joint venture 51/49 liderada pela Stellantis que tem direitos exclusivos para a exportação e venda, bem como para a fabricação de produtos da Leapmotor fora da China. Este será o primeiro relacionamento global de veículos elétricos do setor entre uma montadora líder e um OEM chinês de NEV integrada.

A parceria visa impulsionar ainda mais as vendas da Leapmotor na China, o maior mercado do mundo, ao mesmo tempo que aproveita a presença comercial global da Stellantis para acelerar significativamente as vendas da marca Leapmotor em outras regiões, começando pela Europa. A Stellantis pretende aproveitar o ecossistema de veículos elétricos altamente inovador e econômico da Leapmotor na China para ajudar a cumprir as principais metas de eletrificação do Dare Forward 2030, com a possibilidade de explorar ainda mais sinergias benéficas mutuamente. A joint venture pretende iniciar suas entregas no segundo semestre de 2024.

As duas empresas consideram que a oferta de produtos EV da Leapmotor é complementar à tecnologia atual e ao portfólio de marcas icônicas da Stellantis, e trarão soluções de mobilidade mais acessíveis aos clientes globais. A Stellantis terá duas cadeiras no Conselho Administrativo da Leapmotor e nomeará o CEO da joint venture Leapmotor Internacional.

“Conforme a consolidação se desenrola entre as startups de veículos elétricos na China, torna-se cada vez mais evidente que uma grande quantidade de uma nova geração de empresas de veículos elétricos, eficientes e ágeis, como a Leapmotor, passarão a dominar os principais segmentos na China”, disse o CEO da Stellantis, Carlos Tavares. “Percebemos que é o momento perfeito para assumir um papel de liderança no apoio aos planos de expansão global da Leapmotor, um dos mais recentes e impressionantes agentes em EV e que tem uma mentalidade empreendedora e tecnológica semelhante à nossa. Através deste investimento estratégico, podemos resolver um ponto cego no nosso modelo de negócio e nos beneficiar da competitividade da Leapmotor, tanto na China como em outros países. Quero agradecer ao Sr. Zhu Jiangming e às equipes de ambos os lados de nossas grandes empresas por sua liderança e colaboração na criação desta nova oportunidade para ambos.”

“Hoje é um grande marco na história da Leapmotor, e estou emocionado em testemunhar esse momento junto com o Sr. Tavares e sua equipe”, disse o fundador e CEO, Zhu Jiangming. “Desenvolvido com nossos recursos tecnológicos internos e completos, a Leapmotor traz ao mercado os melhores produtos EV da categoria e de forma mais competitiva. Acreditamos em parcerias vantajosas para todos, formadas por agentes fortes em um ambiente em rápida evolução. Trabalhando com a Stellantis, continuaremos a ser inovadores e criativos em termos de tecnologia e sinergias comerciais, e levaremos veículos EV da Leapmotor para o mercado global.”

Focada no mercado de médio a alto padrão, sendo o segmento de maior e mais rápido crescimento na China, a Leapmotor entregou aproximadamente 111.000 unidades NEV em 2022, posicionando-a como uma das montadoras chinesas líderes de NEV integrado. Nos próximos três anos, espera-se que o plano de produtos da Leapmotor cubra toda a gama de segmentos A-E, com base em uma arquitetura técnica com três plataformas altamente escaláveis com motores BEV e Range Extender EV.

A Leapmotor foi a primeira empresa de veículos elétricos integrados do mundo a implementar a tecnologia Cell-to-Chassis em larga escala, e sua nova arquitetura elétrica e eletrônica Four-Leaf Clover’ Leap 3.0, controlada centralmente, resulta em uma gestão contínua e eficiente dos principais componentes inteligentes dos EVs. Seu modelo exclusivo de integração vertical maximiza a escalabilidade, permitindo que a Leapmotor responda rapidamente às necessidades dos clientes.

Fundada no início de 2021, mas combinando mais de um século de experiência, a Stellantis tem 14 marcas de automóveis icônicos e duas empresas de mobilidade que visam proporcionar liberdade de mobilidade limpa, segura e acessível a todos, alavancando operações industriais em mais de 30 países, com clientes em mais de 130 mercados. Em 2022, a Stellantis vendeu mais de 6 milhões de veículos com receitas líquidas de 179,5 bilhões de euros e lucro líquido de 16,8 bilhões de euros. A Empresa teve uma das maiores margens de lucro operacional ajustado (AOI) do setor, com 14,4% no primeiro semestre de 2023.

A Stellantis está investindo mais de 50 bilhões de euros durante a próxima década em eletrificação para cumprir as metas Dare Forward 2030 para atingir um mix de vendas de 100% de BEV para automóveis de passeio na Europa e um mix de vendas de 50% de vendas de BEV para automóveis de passeio e caminhões leves nos Estados Unidos até 2030. Para atingir essas metas de vendas, a empresa está garantindo aproximadamente 400 GWh de capacidade de bateria, inclusive com o suporte de seis gigafábricas de baterias na América do Norte e Europa. A Stellantis está a caminho de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2038, em todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes. Paralelo a este movimento estratégico, a Stellantis continua empenhada no seu modelo de negócio de ativos leves para as suas marcas estrangeiras na China.

A transação está sujeita às condições habituais de fechamento, incluindo aprovações regulatórias.

Leave a Response

dez − 4 =