fbpx
Mobilidade

Congresso SAE BRASIL evidencia Operação Industrial como a grande responsável pelo produto do futuro

Convidados de peso do setor apresentam evoluções em processos industriais em painel e discutem sobre produto e cliente do futuro

A 30ª edição do Congresso e Mostra Internacionais de Mobilidade SAE BRASIL promove o painel “A evolução indústria de manufatura desde o 14 BIS até a Space X e o Ford T até o veículo autônomo. Um passeio pelas ferramentas e processos industriais para a fabricação perfeita”. A discussão acontecerá no Auditório Brose e será sobre como as Operações Industriais vêm se atualizando com a evolução do mundo, com fábricas mais modernas, equipamentos conectados e exigência de qualidade. O principal foco do painel é debater sobre o atual momento da manufatura – os equipamentos e as atuais tecnologias -, trazendo, também, a visão dos convidados sobre o futuro do setor para as próximas décadas, pontuando as inovações tecnológicas e o futuro da capacitação de profissionais.

Peter Karl Steinhauser, Chairperson do Comitê Operações Industriais e um dos responsáveis por montar a trilha de conteúdo do painel, pontua que, além da questão da manufatura, as novas tendências de tecnologia trazem desafios para o setor regulatório e para a formação de profissionais. “Temos desafios importantes nas próximas décadas e que já precisamos começar a debater. A transformação que já se iniciou, vai impactar questões regulatórias, como o caso dos Evtol, e é necessária uma harmonização de todos os players do setor. Outro ponto importante é a capacitação profissional com foco nas tecnologias e inovações que estão por vir”, finaliza.

Os convidados debaterão sobre como a base de toda esta evolução na indústria está nos processos básicos de manufatura, sempre em evolução, mas sem perder o motivo base de sua existência, isto é, produzir mais rápido, com mais qualidade, com menor custo – falando de Supply Chain como um todo.

Além de falar sobre as evoluções nos processos até aqui, outra motivação para criação deste painel é o fato de a operação industrial ser a grande responsável por ter o produto do futuro, da forma que o cliente do futuro vai demandar – considerando seu nível de exigência -, e com o custo adequado para que possa ser adquirido pelo público-alvo.

Rafael Pavão Cardoso, Diretor de Operações da Shainin South America e Co-Chair do Comitê de Operações Industrial da SAE BRASIL, será o mediador do painel. Para ele, há uma série de debates importantes em meio às novidades produtivas, mas um, em especial, pode é bem interessante. “Quando falamos do setor aeronáutico, temos operações de baixo volume e altíssima qualidade. Porém, as tendências da mobilidade apontam para algumas novidades, como o Evtol. E esse novo meio de transporte terá características que misturam operações de manufatura da indústria aeronáutica e da automotiva – que sempre foi caracterizada por alto volume produtivo e requisitos de qualidade diferentes do da aviação. Então, a indústria vai precisar equilibrar esses pontos nesse novo tipo de mercado”, explica.

O painel contará com a presença de Jefferson de Oliveira Gomes, Diretor de Inovação e Tecnologia do CNI SENAI-DN, que vai falar sobre o papel da inovação na indústria; Fabricio Sartori, Gerente Comercial da Sonaca Brasil Aerostructures Assembly, vai falar sobre o desenvolvimento de produtos para o setor aeronáutico, destacando as inovações e como elas têm impactado os processos e os produtos.

O painel também contará com a presença de Ricardo Silva Rocha, Diretor de Manufatura da Divisão Powertrain Solutions da Robert Bosch, que trará para o debate a importância do uso estruturado de solução de problemas na manufatura, destacando diferentes estratégias e os desafios de acompanhamento do uso dessas ferramentas, que contribuem para a manufatura; já Gustavo Damaso, Diretor de Qualidade da Robert Bosch, vai comentar sobre  importância da necessidade de desenvolvimento contínuo de talentos, a fim de suportar as transformações que estão acontecendo no ambiente industrial. Por fim, Alexandre Xavier L. Martins, Superintendente (Senior Executive) da IQA – Instituto de Qualidade Automotiva, vai comentar sobre o IQA e as certificações de sistemas de gestão de produtos, serviços e qualificação de pessoas e ferramentas, tudo ligado ao âmbito de qualidade.

Inspirado na vida e inovações de Santos Dumont, o Congresso SAE BRASIL tem como temática deste ano “Movidos pela Inovação: Somos a próxima geração da mobilidade” e contará com a presença de líderes da indústria, da academia e do governo, além de especialistas nas mais diversas áreas de conhecimento ligadas às temáticas que envolvam mobilidade.

Leave a Response

dez + 18 =