Manter o veículo em boas condições de uso, realizando avaliações periódicas, pode evitar o desperdício de combustível e, consequentemente, gastos desnecessários. “Diversos defeitos podem influenciar diretamente no desempenho do veículo e também aumentar o consumo de combustível, como falta de manutenção adequada dos filtros do combustível e ar”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.
Outro exemplo de falta de manutenção que pode elevar o consumo de combustível é o sistema de suspensão, mesmo quando em bom estado, se o veículo apresentar problemas relacionados a geometria pode aumentar o consumo de combustível além de acelerar o desgaste dos pneus.
Alguns hábitos também podem mexer no bolso do motorista, como circular com excesso de peso e calibração de pneus inadequada. “Quanto mais peso, maior o esforço para o carro se movimentar. Já se a calibração do pneu estiver abaixo da recomendada, o consumo será mais alto.”, comenta.
A recomendação é fazer a manutenção preventiva para evitar rodar com o veículo desalinhado e ou peças comprometidas. “Nas avaliações periódicas, diversos itens relacionados à performance do veículo são checados, assim, é possível identificar falhas logo no início, o que, além de impedir o elevado consumo de combustível, evita gastos e paradas desnecessários com maiores reparos”, conclui.
Para conferir esta e outras dicas, basta acessar o blog da Nakata https://blog.nakata.com.br/como-economizar-combustivel-saiba-escolher-entre-gasolina-alcool-flex-e-gnv/