Para os lojistas de veículos, é hora de voltar ao trabalho! Levantamento da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos, mostra que praticamente oito a cada dez lojistas de veículos (84%) voltaram a trabalhar após a flexibilização da quarentena em estados e municípios brasileiros nas primeiras duas semanas de maio – o indicador era de 62% em abril. Houve leve recuperação nas vendas, com a queda passando de 83% em abril para 68% em maio. Além disso, um quarto dos lojistas (26%) resolveu ampliar o investimento em canais digitais e dois terços deles (68%) estão aproveitando o momento para reforçar o estoque.
Ainda que a pandemia de COVID-19 esteja aumentando no país, alguns estados e municípios estão flexibilizando a quarentena e liberando atividades comerciais a voltarem ao trabalho. É o caso das lojas de automóveis, de acordo com levantamento da InstaCarro, plataforma que realiza a intermediação na venda de veículos.
Em maio, praticamente oito a cada dez lojistas de veículos (84%) voltaram a trabalhar após a flexibilização da quarentena em estados e municípios brasileiros nas primeiras duas semanas do mês. Antes, em abril, esse indicador era de 62% – um crescimento de 22 pontos percentuais entre um mês e outro.
Dessa forma, houve leve recuperação nas vendas – ainda que o indicador continue negativo na comparação com 2019. Em abril, a negociação de veículos recuou 83%, enquanto em maio a queda foi de 68% na primeira quinzena.
Para impulsionar o negócio, os lojistas recorreram aos canais on-line: 26% deles aumentaram os investimentos em plataformas digitais no mês de maio – eram 16% em abril. Por sua vez, o percentual de lojas que passou a comprar veículos para reforçar o estoque praticamente dobrou, passando de 33% para 68% em maio.
Praticamente dois a cada três lojistas (62%) confirmaram que estão comprando quando aparecem oportunidades e outros 6% admitem estar acelerando as compras. Entre os parados, 18%afirmam estar com estoque cheio e 14%querem esperar a crise passar antes de voltar a comprar.
“Como muitos locais passaram a flexibilizar a quarentena, o indicador de lojas de veículos que voltaram ao trabalho subiu, o que naturalmente impacta o total de vendas. Contudo, mais do que retomar a operação, o momento revela-se vital para realizar a transformação digital e reforçar o estoque, com os preços mais vantajosos que carros seminovos e usados têm agora”, explica Luca Cafici, CEO da InstaCarro.