Agência internacional estima queda de 14% nas vendas de veículos na Europa com a COVID-19

vendas de carros de vem sofrer declínio de pelo menos 15% nos Estados Unidos, 10% na China e 8% no Japão
O site português Auto Aftermarket releva dados da agência de estudos financeira estima que as vendas globais devem cair 14% em 2020 e até 21% na Europa. A recuperação pode ocorrer em 2021 sob certas condições.
A Moody’s não está otimista. De fato, a agência de classificação revisou acentuadamente suas previsões para as vendas globais de carros por causa da pandemia do Covid-19, agora esperando uma queda de 14% no mercado este ano.
A Moody’s, que ainda considerava apenas uma queda de 2,5% no mercado mundial em fevereiro, acredita que uma recuperação é “provável” em 2021, mas que dependerá da velocidade com que a pandemia atinge seu pico.
A Europa Ocidental deve ser a mais atingida, com uma queda de 21% no mercado de automóveis, prevê a Moody’s, que prevê ainda uma contração de 2,2% no PIB na zona do euro este ano. “O impacto da epidemia nos consumidores europeus dependerá da escala dos esforços do governo para apoiar as empresas e evitar despedimentos em massa”, disse a agência de notação financeira.
“Outro fator que explica o declínio é uma comparação difícil de um ano para o outro, quando os fabricantes de automóveis venderam seus modelos antigos no final de 2019” antes da entrada em vigor de novos padrões na União Europeia em 1º de janeiro, acrescentou.
“Contamos com uma recuperação nas vendas em 2021, em parte graças a um adiamento das vendas”, que não será alcançado este ano.
“Mas a força da recuperação dependerá em grande parte da rapidez com que a epidemia de coronavírus atinge os principais mercados e da rapidez com que a confiança do consumidor retorna”, escreve a Moody’s.
A agência prevê para este ano um declínio nas vendas de carros de pelo menos 15% nos Estados Unidos, 10% na China e 8% no Japão.
adicionar comentário
Você também pode ser interessar por:
GWM bate novo recorde, supera marca de 5 mil veículos em outubro e segue líder entre os híbridos
A GWM Brasil registrou em outubro o melhor resultado de sua história no país, com 5.228 veículos comercializados, marcando o...
Mercado de veículos elétricos impulsiona demanda por ferramentas manuais isoladas no Brasil
O avanço do mercado de veículos elétricos e híbridos no Brasil vem abrindo novas oportunidades no setor automotivo, especialmente no...
GWM Brasil envia 100 veículos eletrificados à COP30 para uso de chefes de estado, autoridades e delegações
A GWM Brasil enviou 100 veículos eletrificados de sua frota à COP30 (30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas) para...
Mercado de carros usados amplia desvalorização em setembro, revela Índice Webmotors; 0KM apresenta estabilidade
O mercado automotivo brasileiro registrou aumento na desvalorização dos veículos usados em setembro de 2025. É isso o que apontam...




