Existe muita dúvida sobre os termos usados para designar autopeças no mercado de reposição. É muito comum, o uso da palavra paralela para generalizar todas as autopeças que não tenham o rótulo das montadoras. Mas o que pouca gente sabe é que as mesmas marcas que fabricam peças e componentes para as montadoras também atuam com suas marcas no mercado reposição. Também há fabricantes que só atuam no OEM e muitos que comercializam os seus produtos apenas na reposição. O fato é que para desmistificar e ajudar o consumidor na identificação da autopeça de qualidade no mercado de reposição foi criada a norma ABNT 15296/2006 – da Associação Brasileira de Normas Técnicas, que define o significado de peças de reposição original, remanufaturadas, recondicionadas e recuperadas.
Peça de reposição original: é aquela também chamada de genuína ou legítima que é destinada para substituir a peça de produção original (que integra o produto original) para manutenção ou reparação e é concebida pelo mesmo processo de fabricação (tecnologia), apresentando as mesmas especificações técnicas da peça que substitui.
Peça de reposição ou de pós-venda é destinada para substituir peça de produção original ou peça de reposição original que tem como característica a sua adequação e intercambiabilidade, podendo ou não apresentar as mesmas especificações técnicas, características de qualidade (por exemplo, material, resistência, tratamento de beneficiamento, desempenho e durabilidade) da peça de produção original.
Peça remanufaturada: é aquela de produção original usada que foi submetida ao processo industrial pelo próprio fabricante original deste produto ou em estabelecimento autorizado por este fabricante para que sejam restabelecidas as funções e requisitos técnicos originais. Podem ser usadas na manutenção do veículo desde que o proprietário saiba que são remanufaturadas e conheça a procedência da peça.
Peça recondicionada: existe a peça recondicionada que pode ser de produção original usada ou de reposição original usada ou também de reposição usada que foi submetida a um processo técnico e/ou industrial para o restabelecimento das funções e requisitos técnicos originais.
Peça recuperada é aquela de produção original usada ou de reposição original ou de reposição usada que foi submetida a um processo artesanal para o restabelecimento de funcionalidade.