Dicas de Manutenção

Amortecedor de cabine desgastado gera desconforto ao motorista com oscilação excessiva da cabine do caminhão

Amortecedor de cabine desgastado gera desconforto ao motorista com oscilação excessiva da cabine do caminhão
Vazamento de óleo e barulhos podem indicar desgaste do componente.

Responsável por proporcionar conforto aos ocupantes do caminhão, o amortecedor de cabine ameniza os impactos sofridos na estrada. Mais do que conforto, o componente reduz a fadiga do motorista, já que a vibração constante pode causar cansaço e perda de concentração, além de proteger os componentes internos da cabine, como painéis, suportes e fixações ao chassi. “O amortecedor de cabine requer atenção especial dos motoristas durante as manutenções. É importante observar qualquer perda de eficiência na absorção de impactos”, orienta Leandro Leite, coordenador de Assistência Técnica e Garantia da Nakata.

Entre os principais sinais de desgaste, Leite destaca: vazamento de óleo, que indica falha na vedação; barulhos metálicos ao passar por irregularidades, sinal de folgas ou danos; e oscilação excessiva da cabine, causada pelo desgaste do amortecedor. Quando o componente estiver comprometido, a recomendação é efetuar a substituição o quanto antes, evitando gastos maiores e o comprometimento de outras partes do sistema.

Com amplo portfólio de amortecedores de cabine para a linha de veículos pesados, a Nakata possui mais de 300 aplicações disponíveis no catálogo eletrônico pelo link: https://www.catalogonakata.com.br/busca/amortecedor-de-cabine, com informações detalhadas.

Leave a Response

1 × 1 =