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Reparação

Cuidados na manutenção das sapatas de freio do veículo

Cuidados na manutenção das sapatas de freio do veículo
Assim como as pastilhas de freio, as sapatas, que ficam na parte traseira do veículo, também sofrem desgaste e quando há necessidade de troca, outros itens devem ser avaliados, como tambor, cilindro de roda e molas.

As sapatas de freio, assim como as pastilhas, possuem a função de promover a desaceleração do veículo, ficam na parte traseira do sistema e precisam estar em boas condições para garantir a segurança e eficiência durante a frenagem. A Jurid, fabricante de componentes de freio, aborda que a manutenção preventiva das sapatas exige também a checagem de outros itens que compõem o sistema traseiro do freio.

Segundo Ana Paola Sartori, gerente de operações da Jurid, as sapatas de freio sofrem desgaste semelhante às pastilhas, mas de forma menos intensa e suas condições precisam ser avaliadas, lembrando que quando há necessidade de troca é necessário observar como estão outros componentes. “Os tambores, por exemplo, não podem estar ovalados, riscados ou com diâmetro interno maior que o máximo recomendado, enquanto o cilindro da roda não pode ter vazamento que contaminará a nova sapata e prejudicará o seu desempenho, assim como as molas devem estar em perfeito estado para garantir o retorno das sapatas”, explica Ana Paola.

A troca das sapatas deve ocorrer quando apresentam desgaste e os sinais que indicam o problema podem ser percebidos em algumas situações, como diminuição da força da frenagem, perda de eficiência do freio de estacionamento, trepidação/pulsação no pedal do freio e ruídos durante a frenagem.

As revisões preventivas em uma oficina de confiança podem ajudar a identificar o estado das sapatas para saber a hora da troca.

Peça do sistema de freio a tambor, a sapata de freio é composta por uma superfície de aço ou ferro fundido conhecido no mercado como patim de freio coberto por um material de atrito como lona de freio que é colada sobre o patim. A sua ação acontece quando o condutor pressiona o pedal e um fluido é enviado pelo cilindro mestre e pelos dutos até o cilindro da roda, que empurra os pistões e pressiona as sapatas contra o tambor.

Localizadas, geralmente, nas rodas traseiras na ponta do eixo e fixas em uma peça chamada espelho, na sequência é montado o tambor.

A Jurid possui linhas de pastilhas, sapatas e lubrificantes  que podem ser consultadas no aplicativo do catálogo eletrônico da Jurid: https://baixecatalogo.com.br/catalogo/jurid.

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