Dicas importantes ao instalar bronzinas de mancal

A divisão do grupo Rheinmetall responsável pela comercialização das marcas Kolbenschmidt (KS), Pierburg e BF, e especialista em bronzinas com a KS, recomenda, inicialmente, antes de instalar, durante o mandrilhamento dos alojamentos, deve-se verificar a concentricidade, com variação máxima de 0,01 mm entre os alojamentos e 0,02 mm entre alojamentos intercalados ou conforme especificações do fabricante.
Outro ponto que a Motorsevice destaca é a limpeza para aferições dos alojamentos e bronzinamentos. Nos alojamentos, a medição deve ser feita em três pontos para identificação do diâmetro, cilindricidade, ovalização e possíveis deformações, como alojamentos concavos, convexos ou cônicos. A aferição deve acontecer durante todo o perímetro da pista de deslize do alojamento, com as medições posicionadas no centro e a 25 graus de cada lado da repartição da capa do mancal e no bloco.
Para verificar a folga radial, é preciso medir os colos do eixo virabrequim com o micrômetro, transferir a medida encontrada para um súbito e realizar a medição das bronzinas instaladas, seguindo os mesmos passos da aferição dos alojamentos. Assim, a medida encontrada será o resultado da folga radial. As capas deverão estar torqueadas, conforme recomendação do fabricante do motor.
Para a instalação do eixo virabrequim, é fundamental se atentar ao posicionamento correto dos furos de óleo das bronzinas com os furos de óleo do bloco, lubrificar toda a pista de deslize, se possível com pincel de silicone para garantir uniformidade. Observar também a posição correta de cada capa dos mancais e aplicação dos torques e sentidos dos apertos, conforme especificados pelo fabricante do motor.
Para verificar a folga axial, independente se as bronzinas centrais usam flanges ou arruelas de encosto, o reparador deve realizar a aferição com uma base magnética e um relógio comparador e respeitar a folga, segundo o fabricante do motor. Os parafusos de fixação devem ser trocados quando chegam ao comprimento máximo ou ao diâmetro mínimo. Em algumas aplicações, especialmente diesel, o fabricante do motor indica a realização do dimensional do comprimento, por isso é preciso atenção e, em caso de dúvida, substitua.
Cuidado ao instalar bronzinas tipo Sputter – As bronzinas tipo Sputter possuem posição para a instalação. As bronzinas da Kolbenschmidt (KS) com essa tecnologia contam com gravação nas costas com indicação Sputter. Ela deve ser instalada na capa do mancal.
Para acessar essa dica na íntegra, basta entrar no link: https://www.youtube.com/watch?v=Vu4uLhYnrp4.