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Renascido da ferrugem: Ford Tudor 1930 restaurado brilha no Model A Village

Renascido da ferrugem: conheça a incrível história de restauração do Ford Tudor 1930 que será uma das atrações do Model A Village
xemplar estará entre os 40 carros antigos em exposição no parque automotivo temático que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha

Quem vê a pintura e os cromados reluzentes do Ford Tudor 1930 certamente não imaginará o seu passado de abandono e ferrugem. Resgatado há 7 anos e devolvido à velha e boa forma, o exemplar será um dos 40 carros em exposição no Parque Automotivo Temático Model A Village, que está sendo construído em Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, e será inaugurado em meados de dezembro de 2025. Confira os detalhes da sua restauração.

Depois de adquirida em Minas Gerais, essa versão do Model A foi levada para Concórdia, cidade localizada no Oeste de Santa Catarina, a 480 km da capital Florianópolis. A odisseia teve início em janeiro de 2018, mobilizando os irmãos William e Ricardo Matiolo, sócios da Matiolo Mecânica & Restauração, e mais 12 colaboradores. Quando chegou à oficina, o estado do Tudor era simplesmente deplorável. “O carro estava todo enferrujado e não andava. Além disso, faltavam 60% das peças”, lembra William Matiolo. O dono do veículo, o empresário e historiador Ronei Weber, foi diversas vezes ao exterior garimpar parte dos componentes necessários. “Todas as peças cromadas vieram dos Estados Unidos, como colete do radiador, faróis, faroletes, lanternas traseiras, tampa de tanque, maçanetas de porta, máquinas de vidro, velocímetro, marcador de combustível, buzina e volante, entre outras”, enumera Ronei. Felizmente, foi possível achar algumas peças antigas também no mercado nacional, pois esse segmento registra expressivo crescimento no Brasil, tornando menos árdua a vida de quem deseja restaurar um carro pré-guerra.

A parte mecânica estava em melhor estado, mas mesmo assim foi necessário retificar motor e transmissão. A equipe não poupou esforços para realizar um trabalho meticuloso nos mais singelos detalhes. “Fizemos a restauração padrão: o carro foi totalmente desmontado e jateado. As peças que puderam ser reutilizadas foram recuperadas para manter o maior índice de originalidade possível”, recorda William.

A nova pintura seguiu a cor original vermelho Blueberry, um tom de marrom avermelhado que valoriza as linhas do carro. Todo o processo de recuperação levou apenas 12 meses, um prazo recorde em se tratando de uma restauração com esse nível de complexidade. “A qualidade final do carro é excepcional, o nível é altíssimo. Devido às evoluções de pintura, tratamento anticorrosão e tecnologia de fabricação das peças, o Ford Tudor hoje está em melhor estado do que quando saiu da fábrica, há quase 100 anos”, garante William.

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