Aprenda com a Corteco a trocar o rolamento traseiro do VW Gol G5

A Corteco, marca do Grupo Freudenberg e uma das principais fornecedoras de itens automotivos para o mercado de reposição, ensina os mecânicos a realizarem a troca do rolamento traseiro do VW Gol geração 5 com o kit 54006K, que é composto por graxa, cupilha, retentor e rolamentos.
O vídeo, disponível no canal da empresa no YouTube (Corteco – Substituição do rolamento VW Gol G5), começa mostrando como fazer a desmontagem correta da roda e, na sequência, orienta sobre a substituição do rolamento da roda traseira. Confira o passo a passo detalhado deste procedimento:
1º) Comece a desmontagem do tambor removendo a calota, a cupilha, a trava aranha, a porca e a arruela;
2º) Com um pano limpo e seco, remova as impurezas na ponta do eixo;
3º) Em uma bancada apropriada, retire o retentor e o rolamento. Remova as impurezas do tambor utilizando um pano seco e solvente, querosene ou desengraxante;
4º) Retire a capa do rolamento externo. Para isso, use uma punção e um apoio adequado;
5º) Repita o mesmo procedimento para a capa do lado interno;
6º) Utilize o kit 54006K da Corteco para reparação do cubo de roda. O kit contém graxa, cupilha, retentor e rolamentos. Nunca exerça qualquer tipo de esforço sobre a capa do rolamento. Esse procedimento inadequado poderá causar danos na superfície da capa. Para montagem da nova capa, utilize a capa usada como apoio e proteção;
7º) Com auxílio de uma prensa, pressione a capa até assentar totalmente no alojamento do tambor. Repita o mesmo procedimento para a capa do lado externo;
8º) Lubrifique o rolamento com a graxa, preenchendo todos os espaços vazios disponíveis. Lubrifique também o alojamento do rolamento;
9º) Aplique uma fina camada de graxa na vedação do retentor para pré-lubrificação da região;
10º) Nunca faça qualquer tipo de esforço ou batida diretamente sobre o retentor. Esse procedimento poderá causar danos à peça e ao funcionamento dela;
11º) Para montagem do retentor, utilize uma ferramenta e material plano sobre a superfície do retentor. Aplique golpes de forma distribuída por toda a superfície do material até o retentor facear no alojamento. Nunca monte o rolamento sem lubrificação adequada. Caso contrário, poderá ocorrer superaquecimento e desgaste prematuro do rolamento;
12º) Coloque novamente o tambor no veículo, monte a arruela, coloque a porca de fixação;
13º) Antes de colocar a trava, é preciso regular a folga residual da porca. Realizar o procedimento inadequado provocará folga excessiva mínima gerando ruídos ou desgaste prematuro dos rolamentos;
14º) Aperte a porca e, simultaneamente, gire o cubo de roda até perceber resistência. Em seguida, solte a porca aproximadamente 60 graus. O cubo deve girar livremente e sem folga no ar;
15º) Na sequência, coloque a trava aranha e monte a cupilha;
16º) Por fim, recoloque a calota com cuidado e está concluído o trabalho de reparação do cubo de roda.
“Com esse passo a passo detalhado, promovemos a reciclagem e capacitação dos mecânicos, com orientações práticas para a correta troca do rolamento traseiro do VW Gol G5. A nossa preocupação é sempre criar conteúdos que possam simplificar o dia a dia do profissional, contribuindo com o conhecimento por meio de ferramentas de fácil acesso em caso de dúvidas sobre o procedimento. Dessa forma, o reparador oferece um serviço de excelência aos seus clientes, garantindo a qualidade dos nossos produtos”, ressaltar Alexandre Morselli, gerente de Produtos da Corteco.
Para obter mais informações sobre a empresa e seus produtos, basta acessar o site www.corteco.com.br, fazer contato pelo Whatsapp por meio do número (11) 95033-8809, ou pelos perfis nas redes sociais: Facebook e Instagram (@cortecobrasil).