fbpx
Mercado de Reposição

Valeo desenvolve sistema de esterilização do ar em circulação nas cabines de ônibus, que elimina mais do que 95% dos vírus, inclusive o da Covid-19

Sistema age sobre qualquer bactéria ou mofo presente no ar que circula no interior do veículo
17visualizações

A Valeo desenvolveu um sistema de esterilização de ar em circulação nas cabines de ônibus apontado como o mais poderoso do mundo,  Após a ativação, o sistema elimina, em um único ciclo de fluxo de ar, mais do que 95% dos vírus, inclusive o da covid-19. Também age sobre qualquer bactéria ou mofo presente no ar que circula no interior do veículo.

Independentemente da fonte de infecção (dentro ou fora do veículo), os módulos projetados pela Valeo são eficazes durante toda a viagem, com passageiros a bordo.

Os dispositivos Valeo estão disponíveis como uma caixa de solução autônoma ou podem ser integrados diretamente no sistema de ar-condicionado do veículo. Eles usam a tecnologia de luz ultravioleta (UV), semelhante à usada na medicina e nas instalações hospitalares. Os raios ultravioletas funcionam como um bactericida e germicida e podem matar micróbios, como vírus e patógenos. Eles impedem a propagação e podem ser usados ​​como uma alternativa a outros métodos de desinfecção, evitando o uso de produtos químicos.

Ao desenvolver esse equipamento, a Valeo criou uma solução única integrando luz UV, fornecida por um dos principais especialistas globais na tecnologia, e um “labirinto de luz”, que impede que os raios UV se espalhem para fora da caixa de metal. Com isso, garante-se que os passageiros nunca sejam expostos a eles. Apenas o ar que circula na caixa de ventilação é purificado pela luz.

O Instituto de Virologia Médica, do Hospital Universitário Goethe, em Frankfurt (Alemanha), confirmou a eficácia virucida dessa tecnologia, em 10 de julho de 2020.

Recentemente, uma fabricante brasileira de ônibus integrou essa solução como equipamento original em seus veículos. O dispositivo foi projetado para ser compatível com ônibus de todos os tipos e tamanhos, equipados com ar-condicionado ou não, e para suportar qualquer condição meteorológica. Agora a Valeo planeja levar esse sistema para os mercados da Europa, das Américas e da Ásia. Os purificadores de ar também serão oferecidos aos operadores de veículos que já circulam nas estradas, pois podem ser adaptados aos sistemas de ventilação existentes ou adaptados para veículos sem ar-condicionado.

A Valeo também está trabalhando para implementar essa tecnologia para veículos de passageiros.

Valeo transforma veículos em “escudos de saúde”

Primeiro vieram as máscaras para pessoas, agora surgem as “máscaras” para veículos. A Valeo desenvolveu filtros de ar de cabine de veículo altamente eficazes, que atuam como uma barreira contra a poluição do ar. Isso é possível, graças às três camadas de material, tipo não tecido, e um revestimento natural, feito de polifenóis de plantas, frutas, vegetais e bons oxidantes, que bloqueiam partículas ultrafinas, gases nocivos, fungos, mofo e algumas partículas virais de mais de 0,3 µm (ou 0,0003 mm).

O nível de proteção dos filtros da Valeo foi atestado por dois organismos de certificação independentes: o TÜV Sud, na Europa; e o CATARC (China Automotive Technology and Research Center Co., Ltd.), na China. Os órgãos certificadores destacaram que eles bloqueiam 96% dos alérgenos do pólen e 99,8% dos vírus, incluindo o do coronavírus. Eles são, portanto, compatíveis com a ISO 18184, que especifica os métodos de teste que devem ser usados ​​para determinar a atividade antiviral de produtos têxteis.

Graças à alta eficiência dos filtros, o ar em circulação em uma cabine de carro de tamanho médio é purificado em cinco minutos. Para isso, basta ligar o ar-condicionado. A Valeo destaca que os filtros podem ser adaptados a um grande número de veículos, mesmo que o modelo não tenha sido originalmente equipado com um. O produto pode ser encontrado em lojas de peças automotivas especializadas e distribuidores.

Leave a Response

3 × quatro =