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Reparação

Dicas para diagnóstico e instalação da caixa de direção

Alguns indícios são associados à caixa de direção, mas, geralmente, a causa pode ser de outros componentes

Responsável por transmitir o movimento de rotação do volante para as rodas do veículo, proporcionando estabilidade nas manobras, a caixa de direção é um item fundamental de segurança no veículo. Por isso, os reparadores devem ficar atentos aos procedimentos de instalação da caixa de direção. “O componente requer especial atenção dos mecânicos. Antes da instalação no veículo é necessário centralizá-la”, ressalta Jair Silva, supervisor de serviços da Nakata. Para isso, com a caixa de direção na bancada, é preciso movimentar a cremalheira de um extremo a outro, contando o número de voltas do pinhão. “Se o pinhão girou quatro voltas, basta retornar duas voltas para que a cremalheira fique centralizada”, exemplifica Silva, lembrando que o pinhão e a cremalheira são responsáveis por transformar o giro do volante no movimento angular das rodas.

“É preciso também cuidado ao instalar os terminais de direção para que a centralização não seja alterada, bem como não esquecer de verificar o correto posicionamento da vedação no painel corta fogo”, comenta.

Finalizada a instalação, o mecânico deve providenciar alinhamento de direção e suspensão em equipamento apropriado.

Atenção ao diagnóstico incorreto – O sistema de direção trabalha em conjunto com o de suspensão. Segundo o supervisor da Nakata, é essencial ter atenção ao realizar o diagnóstico. “Desgastes e folgas excessivas em amortecedores; braços oscilantes, barras estabilizadoras, buchas, pivôs, coxins, rolamentos e pneus gastos, descalibrados ou desalinhados influenciam na dirigibilidade e no comportamento do veículo e podem induzir o reparador a diagnósticos incorretos”, salienta Silva, recomendando a inspeção de todos esses componentes antes de proceder a troca da caixa.

Alguns indícios são associados à caixa de direção, mas, geralmente, a causa pode ser de outros componentes. “A dificuldade de a direção retornar a sua posição pode ser problema no alinhamento, assim como a causa provável para direção pesada é pneu mais largo que o original, pressão abaixo da recomendação do fabricante ou cambagem fora da especificação”, adverte.

Segundo Silva, o desgaste na cruzeta da coluna de direção resulta em ruído similar ao produzido por pinhão e cremalheiras deterioradas. “Ambos provocam ruído ao trafegar em pisos irregulares”, diz.

Outros sintomas que podem ser confundidos são: folga excessiva e ruído na direção,  vibração e estalos  durante manobras. Ele explica que, no primeiro caso, pode ser desgaste dos pivôs, terminais de direção ou buchas. Já na segunda situação pode ser coxins gastos ou quebrados.

 

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