fbpx
Acontece

Continental aposta lança aplicativo para comunicar equipes sobre medidas de proteção ao coronavírus

Multinacional alemã lançou aplicativo voltado ao público interno e criou programação de lives protagonizadas pelos colaboradores

Além de respostas rápidas e planos operacional estruturados para enfrentar a pandemia de COVID-19, a Continental, empresa que desenvolve tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável, tem implementado projetos colaborativos para reforçar o engajamento durante o atual período de quarentena, repleto de incertezas e desafios. As iniciativas, que apostam na interatividade digital, tem como objetivo cuidar e aproximar os colaboradores, em um momento em que 60% está trabalha em formato home office, fortalecendo a sensação de pertencimento. Apesar do distanciamento físico, o momento exige proximidade, apoio, suporte emocional. Mais do que nunca, a Continental aposta que é o momento de demonstrar que “estamos todos juntos”.

Durante o período de isolamento social, o engajamento tem sido o maior desafio enfrentado por 55% das empresas brasileiras, de acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Antecipando essa demanda do mercado de trabalho nacional, a Continental desenvolveu uma série de ações que transmitisse a preocupação e cuidado para com os colaboradores. Em março, foi lançado o aplicativo App Talk, voltado ao público interno, que reúne uma central de informações acerca das medidas adotadas pela empresa, sempre de acordo com as orientações das autoridades locais e Organização Mundial da Saúde, além de permitir o envio de perguntas e interatividade entre os colaboradores. O intuito foi viabilizar uma comunicação de mão dupla, conferindo protagonismo aos colaboradores.

Com mais de seis mil funcionários no Brasil, a multinacional alemã lançou ainda uma programação de lives internas protagonizadas pelos próprios colaboradores. Iniciadas no mês de maio, ocorrem semanalmente na página oficial do Facebook, contemplando uma ampla gama de temas divididos em dois segmentos: profissionais, como saúde financeira, maternidade e trabalho remoto, técnicas de organização, e assuntos lúdicos, cujo objetivo é levar alegria e leveza para as residências dos colaboradores, por meio de shows musicais com os talentos internos. A expectativa é de que a iniciativa, que tem obtido altos índices de aprovação e receptividade, seja mantida para além da quarentena. O sucesso e engajamento das lives se traduz também no aumento da base de seguidores da marca no Facebook, que tem crescido cerca de 15% a cada evento na rede social.

“Frente ao atual cenário de incertezas, as empresas precisam agir, de acordo com sua cultura e valores, para reduzir a ansiedade e evitar a percepção de afastamento entre os colaboradores. Na Continental, temos como prioridade absoluta o cuidado com as pessoas e nos esforçamos para transmitir isso ao máximo, gerando proximidade de forma leve e respeitosa”, afirma Ana Cláudia Oliveira, vice-presidente de Relações Humanas Brasil e Argentina da Continental.

Atenção especial aos pequenos
O momento de isolamento social impõe ainda mais desafios para os colaboradores com filhos pequenos, que precisam conciliar a necessária atenção às crianças com as atividades em home office. Pensando nisso, a Continental desenvolveu um kit infantil reunindo livro explicativo sobre a pandemia de COVID-19 com linguagem voltada aos pequenos, além de uma coletânea com gravuras para colorir.

Todas essas ações estão encoradas no DNA da sistemista, que tem como um dos valores o lema Uns pelos Outros. “Procuramos compreender o que os colaboradores estão enfrentando em casa, em um momento em que a casa passou a ser o centro da vida, com toda a sua nova complexidade. Dessa forma, podemos entender o desafio pessoal de cada um a fim de auxiliar da melhor forma possível. A mudança está sendo muito intensa e desafiadora para o cotidiano de todos nós e acreditamos que o mais importante agora é a Continental se fazer presente, manter a comunicação de forma clara e intensa, apoiando as pessoas com autenticidade”, conclui a executiva.

Cuidado e engajamento no retorno ao trabalho
Atenta aos desdobramentos da pandemia de COVID-19 no Brasil, a Continental agiu rapidamente para preservar a saúde de todos os colaboradores e parceiros. A decisão de retornar às atividades fabris, após período de férias coletivas, só foi tomada com base um plano criteriosamente desenvolvido com base nas medidas de prevenção e contenção recomendadas pela Organização Mundial da Saúde.

Todas as plantas passaram por adequações e procedimentos necessários para zelar pelo bem-estar e segurança. São diversas medidas que contribuem para nos manter seguros; dentre elas, estão: aferição de temperatura, uso de máscaras, diminuição do número de pessoas nos refeitórios, substituição das rampas de alimentação pela entrega de marmita, distanciamento social no registro de ponto, expedição, vestiários e áreas comuns, novas medidas para entrega e recebimento de mercadorias.

“Nossa principal preocupação foi garantir que o retorno das operações fabris só acontecesse quando os ambientes estivessem preparados e testados, transmitindo confiança e cuidado para os nossos colaboradores. Acreditamos que o respeito e zelo são os elementos que mais contribuem para o engajamento”, conclui Ana Cláudia.

Leave a Response

3 × cinco =