fbpx
Dicas de Manutenção

Sinais de desgaste do terminal axial

Barulho vindo debaixo do veículo ou folga na direção pode indicar comprometimento do terminal axial

Conhecido também como braço de direção, o terminal axial, peça que liga a caixa de direção aos terminais da direção, possibilitando seu movimento em vários ângulos, é fundamental para a garantia da segurança do veículo. Por isso, é recomendável efetuar inspeções periódicas. “Embora o terminal axial apresente, geralmente, vida útil longa, na hora da manutenção do sistema de  suspensão e direção, o mecânico deve avaliar o estado do componente para evitar que ocorram acidentes já que é um dos itens que assegura a dirigibilidade do veículo”, afirma Jair Silva, gerente de qualidade e serviços da Nakata.

Segundo Silva, é possível que a peça se desgaste prematuramente, em condições extremas ou caso outros componentes como a coifa de proteção estejam comprometidos. A recomendação é ficar atento aos indícios de problemas com o terminal axial. “Ruído vindo debaixo do carro durante as manobras ou folga na direção podem indicar desgaste no terminal axial”, comenta o gerente da Nakata, ressaltando que só o mecânico poderá identificar se o problema é mesmo com essa peça.

 

Outro sinal que pode apontar desgaste do axial é vibração na direção. Mas, também deve ser analisado pelo profissional habilitado já que outros problemas na suspensão ou balanceamento malfeito podem ocasionar vibração.

 

Segundo Silva, ao verificar qualquer problema com o terminal axial, é importante substituir a peça para que outras não se desgastem. “Após a troca do axial, é necessário fazer o alinhamento da direção”, completa.

 

Para saber mais sobre esta e outras dicas, basta acessar o blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/terminal-axial-o-que-e-para-que-serve-e-como-detectar-problemas/).

Leave a Response

3 × três =